Praias catarinenses lotam, apesar de restrições da Covid-19

O domingo (13) ensolarado, com os termômetros na casa dos 28ºC, fez com que muita gente quisesse aproveitar as praias catarinenses, mesmo com as restrições devido à pandemia de Covid-19. O passeio pela areia é permitido, mas a permanência na areia segue proibida.

Em Florianópolis, mesmo com a proibição da permanência na areia com cadeiras e guardas-sóis, muita gente descumpriu o decreto. “Temos 42 praias e casos pontuais vão acontecer”, comenta Ricardo Pastrana, subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis.

Já em Itajaí, a Guarda Municipal pede a colaboração da população, para cumprir o decreto. “É impossível para nós tirarmos todo mundo da praia, então pedimos o apoio da população”, afirma João Pedro Machado Pereira, guarda e assessor da GMI (Guarda Municipal de Itajaí).

No sábado (12), a operação da GMI, em conjunto com a Codetran (Coordenadoria de Trânsito) focou na praia do Atalaia. Neste domingo, o foco foi nos bairros, dispersando aglomerações nas praças e parques.

A Guarda Municipal de Balneário Camboriú esteve fiscalizando as praias, orientando a população que descumpriu o decreto, tanto na Praia Central quanto nas praias agrestes. No município, ainda não está liberada a permanência na areia.

Veja o que é permitido nas praias em cada cidade:

Florianópolis

De acordo com o decreto 21.957, anunciado no último dia 4, fica permitido o acesso à praia para prática individual de esportes e atividades físicas, desde que tenha o uso de máscara e o distanciamento mínimo de 1,5 m entre pessoas. Também está liberado o monitoramento de praias e o recolhimento ou atendimento a animais. A utilização das arenas esportivas localizadas nas praias é permitida, desde que com apenas quatro pessoas por quadra, e distanciamento mínimo de quatro metros.

Itajaí

Em Itajaí, a aglomeração de pessoas na faixa de areia está proibida por pelo menos 14 dias, desde o último decreto, divulgado no dia 9. A pesca profissional, amadora e artesanal, e a prática individual de esportes e esportes náuticos está permitida, desde que seja possível o distanciamento de 1,5 m entre os praticantes.

Balneário Camboriú

A permanência na areia segue proibida em Balneário Camboriú. As atividades físicas nas praias estão permitidas, desde que com o uso de máscara e o distanciamento social de pelo menos quatro metros.

Comente Abaixo