Prefeito de Bombinhas acusa prefeitos de Balneário e Itajaí de negligência durante pandemia

Publicidade

O prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago, vociferou acusações sobre as cidades de Balneário Camboriú e Itajaí, e seus respectivos prefeitos, sobre ações no combate ao coronavírus.

Paulinho acusou os prefeitos de estarem “esquecendo a população” ao se referir ao número de casos de COVID nos dois municípios.

As declarações foram feitas em um grupo de Whatsapp, onde Paulinho foi questionado sobre a interdição da cidade por 10 dias. Visivelmente alterado, o prefeito de Bombinhas acusou os prefeitos de estarem negligenciando a população para “fazer média com meia dúzia”.

Publicidade

Em sua fala, o prefeito disse que Bombinhas é uma “península” e teria que ter restrições para não “virar uma Balneário ou Itajaí com mais de 500 casos cada uma”, e quem não estivesse satisfeito que procurasse o Ministério Público. “Se o prefeito da cidade de vcs não está nem ai o problema é dele”, atacou Paulinho.

 

Fica quieto Paulinho

Paulinho parece desconhecer da geografia local e de seu próprio sistema de saúde. Primeiro que Bombinhas tem pouco mais de 35km2 e em torno de 19 mil habitantes. Além de pequena, a cidade só tem uma entrada/saída.

Enquanto isso, Itajaí é uma cidade com quase 220 mil habitantes e quase o dobro de habitantes por km2 de Bombinhas. Já Balneário Camboriú, com aproximadamente 150 mil habitantes, tem uma densidade de 2.337,67 hab/km². Portanto, querer comparar a pandemia entre as cidades, beira a insanidade. 

Sabe qual a principal semelhança entre Balneário Camboriú e Itajaí, que difere de Bombinhas? Ambas as cidades tem hospital que atende tanto o próprio município quanto cidades vizinhas. Diferente de Bombinhas que exporta pacientes para ambas as cidades.
O Marieta ainda recebe verba do Governo do Estado para ser regional, inclusive com várias emendas parlamentares da deputada Paulinha, ex companheira de chapa de Paulinho. Mas o Ruth, não recebe nada alem de de uma taxinha defasada de internação.

No mês de maio, o Hospital Ruth Cardoso atendeu 89 pacientes de Bombinhas. No mesmo mês, o Hospital Marieta atendeu dezenas pacientes da cidade de Paulinho. (esperando confirmação do número do Hospital Marieta)

Já a “península” de Paulinho, tem apenas uma UPA, aberta recentemente, e depende das cidades vizinhas para partos, cirurgias, internações e por ai vai.

Em suas declarações, o prefeito Paulinho faz valer o dito popular que diz: “Quem fala demais, dá bom dia a cavalo”.

 

Publicidade