A prefeitura de Balneário Camboriú publicou nesta quarta-feira(09) um edital para a compra de 36 mil kits de testes rápidos antígenos do tipo imunocromatográfico para a realização de exames em suspeitos de infeção por coronavírus na cidade.
O edição prevê o gasto de R$ 2.018.880,00 com um custo unitário em torno de R$56,08.
A data da sessão eletrônica para a apresentação de propostas está prevista para o dia 17 de dezembro, ás 9hs, no portal eletrônico de compras do governo.
Os Testes
Diferente dos testes rápidos comuns, que se baseia na detecção da presenta dos anticorpos IgM e IgG no sangue do paciente, o teste antígenos do tipo imunocromatográfico se apresenta mais confiável nos resultados positivos e com uma taxa de confiabilidade de 95% contra os pouco mais de 50% dos testes rápidos sorológicos comuns.
O teste rápido antígeno consiste na retirada de secreção nasal (nariz) e orofaringe (garganta) dos pacientes através de um coleta swab (cotonete). A coleta é submetida a análise que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos (quem já teve infecção).
O resultado do exame sai em até 30 minutos.
Qual é a diferença entre o teste de antígeno e o RT-PCR?
As diferenças entre os testes da COVID-19 são que, o teste de antígeno é mais acessível em questão de valores e o resultado sai mais rápido que o exame de RT-PCR.
Porém, o teste de antígeno possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR, principalmente em indivíduos assintomáticos com cargas virais mais baixas. Já em pacientes com carga viral elevada (o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, 1-3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, até o 5º-7º dia da doença) a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR.
Quais as vantagens deste teste em relação aos demais?
A vantagem do teste de antígeno é que ele possui alta especificidade, ou seja, um resultado positivo não precisa ser confirmado por outro teste . Ademais, é um teste mais barato que o de RT-PCR e o resultado fica disponível após 30 minutos da coleta.