Prefeitura de BC e EMASA participam do 3º Mutirão Juntos pelo Rio Camboriú neste sábado

Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a problemática dos resíduos sólidos no entorno e no Rio Camboriú, acontece neste sábado (30), o 3ª Mutirão Juntos pelo Rio Camboriú. Organizado pelo Comitê do Meio Ambiente do Lions Balneário Camboriú Centro e Conselho Comunitário de Segurança Náutica e Cidadania (CONSEG Mar), o mutirão de limpeza contará com a parceria da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e da Prefeitura de Balneário Camboriú, órgãos municipais de Camboriú, entidades e voluntários em geral.

A ação inicia as 7h30, com dois pontos de encontro previstos: um no Píer do Barco Pirata e outro no Parque Ecológico Raimundo Malta. Cada voluntário receberá um kit com: camiseta, sacochila, luvas, sacos de lixo, fruta e água. O transporte dos voluntários até as margens e ilhas do rio será por meio de pequenos botes/bateiras/barcos. Feito o desembarque das equipes nas margens e ilhas do rio, deverão recolher o máximo de lixo encontrado e após retornarão a margem para “resgate” e transporte até o próximo ponto de coleta ou balsa. Instruções complementares serão repassadas no dia, pelos membros da organização.

A Emasa participará do mutirão com a distribuição de sacos de lixo para recolhimento dos resíduos, luvas, água e repelente. Uma equipe de servidores voluntários também participará, além da presença simbólica do mascote JACAMASA. “A Emasa não mede esforços para apoiar e contribuir no que estiver ao nosso alcance para a conservação dos recursos naturais e à proteção do meio ambiente, por isso, iniciativas como essa são muito importantes para a preservação dos nossos rios”, destaca o gerente de Resíduos Sólidos, Jonas Garcia.

Além do auxílio de voluntários e apoio de empresas, entidades privadas, comunidade local e poder público, quem tiver interesse em participar, deve se inscrever antecipadamente, no link: riocamboriu.lionsbccentro.org.br. Para mais informações diretamente com os integrantes do Lions ou do Conseg. “O Rio Camboriú é a nossa única fonte de água e a qualidade das suas águas é responsabilidade de todos, pois abastece mais de 200 mil pessoas de Balneário Camboriú e Camboriú. É essencial que não só o poder público e entidades façam a sua parte, mas as pessoas entendam que também precisam cuidar desse manancial”, menciona o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Publicidade