Prefeitura garante que contrato emergencial para transporte coletivo será publicado ainda este mês

A Prefeitura de Balneário Camboriú publicará até o dia 20 deste mês de outubro, o contrato emergencial com validade de até 90 dias, estendendo linhas e ampliando horários de ônibus do transporte coletivo municipal.

A empresa contratada para operar o serviço emergencialmente é a Camboriú Transporte e Turismo – CTT, conhecida pelo nome fantasia, Viação Praiana.

Paralelamente a esta medida, o Município estuda dar anuência ou não, ao pedido de cessão do contrato com a empresa Expressul para que outra operadora atue na vigência do contrato atual, que não está sendo cumprido pela concessionária.

Sem transporte

A cidade está sem transporte coletivo desde o final do verão de 2020, quando a concessionária Expressul, alegando prejuízos, comunicou ao município que não tinha mais interesse em explorar o serviço e, em seguida, veio a pandemia.

O transporte coletivo era deficitário, a população não usava o serviço porque era ruim e sofria a concorrência de opções como as milhares de bicicletas; aplicativos; mototáxis, quase 24 mil motos particulares e 85.000 automóveis.