Presidente da Alesc participa da cerimônia de migração de rádios AM para FM

O presidente da Assembleia Legislativo, deputado Silvio Dreveck (PP), participou, na manhã desta sexta-feira (17), da cerimônia de migração de emissoras catarinenses de rádio AM para FM, realizada no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A solenidade contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do governador Raimundo Colombo.

Ao todo, 13 emissoras foram autorizadas a migrarem. Elas se juntam a outras 11 que já fizeram transferência para o FM. Em Santa Catarina, mais de 100 solicitaram a mudança de frequência. “É um mutirão que estamos fazendo por todo o país para, com a mudança para o FM, melhorar a qualidade do serviço prestado pelas emissoras de rádio”, afirmou o ministro. Segundo ele, a expectativa é concluir todos os pedidos de migração até o fim de 2018.

O presidente da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Marcello Petrelli, informou que o estado conta com aproximadamente 2 mil emissoras AM. Para ele a melhoria da qualidade do áudio, proporcionada pela transferência para o FM, vai contribuir positivamente para o faturamento das emissoras, gerando mais empregos e divisas para todo o estado.

O deputado Silvio Dreveck destacou a importância das emissoras de rádio para a integração estadual. “Essa mudança é um grande ganho para toda a população pela qualidade do áudio, já que hoje à interferência no sinal do AM”, comentou o presidente da Alesc. “Isso vai permitir que se ampliem as informações que chegam à população, tendo em vista a maior abrangência do sinal do FM. Com certeza, todos nós ganhamos com isso.”

Foram contempladas com a migração as rádios Guri (Lages), Planalto (Major Vieira), Difusora (Maravilha), Modelo (Modelo), Centro-Oeste (Pinhalzinho), Nambá (Ponte Serrada), São Bento (São Bento do Sul), Belos Montes (Seara), Marconi (Urussanga), Líder (Herval d’Oeste), Catarinense (Joaçaba), Fraiburgo (Fraiburgo) e Imigrantes (Turvo). Também participaram da solenidade os deputados Gelson Merisio (PSD) e Manoel Mota (PMDB).

Marcelo Espinoza
Agência AL