Presidente pede máxima atenção de ministro a Chapecó

Desde janeiro, mais de 70 pacientes da Covid-19 foram transferidos de Chapecó para outras regiões do Estado – Foto: Divulgação/ND

Senador Jorginho Mello (PL) esteve hoje (14) com o presidente Bolsonaro em São Francisco do Sul, onde ele passar o carnaval.

Ele relatou a situação de Chapecó para o presidente. Imediatamente Bolsonaro ligou para o Ministro da saúde Eduardo Pazuello e pediu atenção máxima para com Chapecó.

Além disso, Jorginho se reunirá com o prefeito João Rodrigues na próxima semana para tratar sobre o colapso na saúde na maior cidade do Oeste.

Saúde entra em sobrecarga em Chapecó e gabinete de crise será instalado

A situação da saúde em Chapecó se agravou rapidamente. Neste fim de semana, houve aumento na quantidade de testes positivos e sobrecarga na estrutura hospitalar, o que levou à adoção de mais medidas restritivas.

Neste domingo (14), o governador Carlos Moisés (PSL) resolveu instalar um gabinete para gerenciamento da crise na cidade. Nesta segunda-feira (15), o secretário de saúde, André Motta Ribeiro, e o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, vão até Chapecó.

Durante uma live no Facebook da Prefeitura, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) informou que foram realizados 53 testes para a Covid-19 no ambulatório da prefeitura no domingo pela manhã (14). Desses, 70% acusaram resultado positivo para a doença.

No HRO (Hospital Regional do Oeste), não há mais pontos de oxigênio. Até a médica chefe da UTI foi intubada no sábado (13), por conta da Covid-19. Ao todo, 63 pacientes estão internados nas UTIs destinadas a atender pessoas com a doença, somente no HRO.

Neste domingo, foi realizada uma nova transferência emergencial de um paciente com a doença. Trata-se de um idoso, de 68 anos, que foi removido do HRO para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

As transferências de pacientes para amenizar as taxas de ocupação nas UTIs da região ocorrem desde janeiro. Mais de 70 pacientes foram transferidos dos hospitais do Oeste para outras regiões do Estado.