Prevenção da Gravidez na Adolescência será tema de ações para os jovens

Começa na próxima segunda-feira (28) a primeira Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Em Balneário Camboriú, uma série de ações preventivas e educativas, como rodas de conversa e exibição de filme, serão realizadas para discutir abertamente sobre a gravidez precoce. A Semana foi incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio da Lei 13.798 de 03 de janeiro de 2019.

O Brasil tem a sétima maior taxa de gravidez na adolescência da América do Sul, segundo o Fundo de População das Nações Unidas. Dados alarmantes que refletem diretamente na vida escolar, profissional, pessoal e muitas vezes psicológica de diversas jovens gestantes que acabam tendo além de seus sonhos comprometidos, comprometendo também o futuro núcleo familiar que será formado, tudo isso por terem que lidar tão precocemente com uma responsabilidade tão grande, que pode sim ser evitada. “É muito importante conscientizar a juventude sobre o planejamento e a responsabilidade que envolve uma entidade familiar”, afirma o diretor do Departamento de Assistência à Juventude, Douglas Aguirre.

Em Balneário Camboriú a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, por meio do Departamento de Assistência à Juventude, em conjunto com a gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), CREAS, CRAS, e com a Secretaria de Saúde, por meio do Posto de Atenção Infantil (PAI), Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) e Centro Integrado de Solidariedade e Saúde / Centro de Testagem e Aconselhamento (CISS/CTA). As ações acontecem durante toda a próxima semana e são abertas ao público.

Confira abaixo o cronograma da Semana de Prevenção da Gravidez na adolescência:

28/01- CREAS – 14h (Cine CREAS)
29/01- CRAS Construindo Cidadania – 14h
30/01- CRAS Espaço Cidadão – 14h
31/01- CRAS Nação Cidadã – 14h30
01/02- Ação na Praia – 9h às 18h

Comente Abaixo