De acordo com previsões meteorológicas, o último domingo de março em Santa Catarina será marcado por temperaturas frias, o que é característico da transição do verão para o outono. Antes disso, no sábado, é esperado bastante calor e abafamento em todo o estado e também no Paraná.
No entanto, a partir da tarde são previstas pancadas de chuva e trovoadas, especialmente nas regiões do Planalto Sul e do litoral, entre Itajaí e Florianópolis. As temperaturas mínimas devem ficar próximas dos 12°C na Serra, de 20 a 24°C no litoral e Vale do Itajaí, e de 16 a 19°C nas demais regiões, enquanto as máximas variam próximas dos 30°C em todo o estado, chegando aos 36°C no Extremo-Oeste.
Essa mudança de clima ocorre devido à formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul que se espalhará por Santa Catarina no domingo, causando chuva em grande parte do estado e risco de chuva forte nas três capitais da Região Sul. Em Florianópolis, essa condição é esperada para a tarde e noite. As temperaturas mínimas devem ser em torno de 13°C na Serra, de 20 a 23°C no litoral e Vale do Itajaí e de 15 a 19°C nas demais regiões. No fim da tarde, o tempo começa a se estabilizar a partir das áreas de divisa com o RS.
Além disso, a temperatura deve começar a baixar já no fim da tarde de domingo, com máximas em torno de 33°C e mínimas de 23°C em Florianópolis, 33°C e 22°C em Itajaí, 31°C e 19°C em Criciúma, 28°C e 18°C em Blumenau, 25°C e 13°C em Caçador, 28°C e 18°C em Chapecó, e 32°C e 17°C em São Miguel do Oeste.
Na segunda-feira, apesar do amanhecer gelado, é esperado tempo estável e novamente calor devido a uma massa de ar seco. À noite, porém, os termômetros voltam a baixar razoavelmente. Já na terça-feira, a massa de ar seco se afasta para o oceano, favorecendo o retorno das pancadas de chuva e das trovoadas no final do dia, devido ao calor.