Primeira edição do Acolhe Itajaí reúne mais de 500 servidores da saúde

Publicidade

Mais de 500 servidores da área da Saúde participaram, na tarde desta sexta-feira (3), da primeira edição do Acolhe Itajaí. O evento teve o objetivo de conscientizar, integrar e motivar os funcionários para os desafios da gestão. Também foram apresentadas as estratégias para tornar o atendimento à população mais ágil e humanizado.

Na abertura do evento, a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Marisete Cavalheiro, deu as boas-vindas aos servidores e apresentou a política de acolhimento ao servidor. O projeto prevê diversas ações, como fazer visitas às unidades básicas para que diálogo seja permanente entre gestão e servidores, ouvir as demandas dos profissionais, integrar as equipes e proporcionar capacitações técnicas e motivacionais.

“Nosso principal objetivo é diminuir a distância que existe entre gestão e ponta. Queremos mostrar aos nossos servidores que estamos aqui para dar suporte a eles, tanto emocional e psicológico como administrativo. Precisamos motivar os profissionais para nos ajudar a atingir as propostas para melhorar o atendimento à população”, reforçou.

Publicidade

Reestruturação da atenção básica

O secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina, comentou sobre as estratégias da gestão e ressaltou que reunir tantos servidores de uma área considerada prioritária pelo governo é um momento único e inédito para a saúde, não só de Itajai, mas do país. “A proposta do governo é fazer uma reestruturação na atenção básica para uma maior resolutividade nessa área, que vai fazer com que possamos desafogar a média complexidade, reduzir a demanda por consultas com especialistas e por exames desnecessários. Para isso, precisamos principalmente do acolhimento ao usuário e queremos dar a todos os servidores esse mesmo acolhimento”, pontuou o secretário.

Já o prefeito Volnei Morastoni destacou que seu principal desafio na administração do município é cuidar das pessoas, tanto servidores públicos como moradores. “O objetivo deste encontro é dar boas-vindas e dizer a todos que o acolhimento é a expressão básica da saúde. Acolhimento é humanização e isso é primordial para a saúde. Vamos juntos resgatar o papel fundamental da atenção básica”, afirmou.
Morastoni também deixou o diálogo aberto com os funcionários e reforçou que se todos abraçarem a causa da saúde quem sai ganhando é a população.

O encontro encerrou com a palestra do conferencista Jamil Albuquerque, que falou sobre a relação entre as pessoas e como é necessário se reconectar com si mesmo para melhorar os relacionamentos. “Isso começa dentro de casa, nos fortalecendo internamente e aceitando as pessoas como elas são. Entender e compreender a necessidade do outro, a dor do outro, isso nos torna mais humanos e onde vamos treinar é dentro de casa”, discursou.
_______________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Celso Luiz Dellagiustina (secretário)
(47) 3249-5500

Publicidade