Nesta sexta-feira (23) haverá a famosa “Black Friday”, ou “Sexta-feira Negra” em português. O dia é marcado por promoções ao redor do mundo, e em Balneário Camboriú não é diferente. Em razão disso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Balneário Camboriú (Procon/BC) orienta os consumidores da cidade sobre quais são os direitos e deveres dos estabelecimentos e de clientes.
“É muito importante que tanto estabelecimentos comerciais quanto consumidores estejam cientes sobre o Código de Defesa do Consumidor. Trata-se de um dia muito intenso em compras, alguns vendedores o estendem ao fim de semana. Por isso, o consumidor deve estar atento aos detalhes, como preços muito baixos, e às compras pela internet”, disse o diretor do Procon/BC, Jean Carlo Lopes.
Confira as dicas divulgadas pelo Procon:
1 – Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de arrependimento. O prazo é de sete dias a partir do recebimento da mercadoria.
2 – É dever do fornecedor cumprir o anunciado. Por isso, atenção na hora da confirmação do pagamento, o preço deve ser idêntico ao ofertado.
3 – Atenção ao valor cobrado pelo frete que pode ser tão caro a ponto de não compensar o desconto no valor da mercadoria.
4 – Confira a credibilidade da loja. Para isso, procure no site a identificação da loja, como CNPJ e etc. Se estas informações não estiverem disponibilizadas, escolha outro fornecedor.
5 – Desconfie de ofertas mirabolantes, especialmente se a loja for desconhecida.
6 – Não compre por impulso. Não se endivide para comprar. Estipule quanto pretende gastar com cada item que deseja. Compare-o com o de outras marcas. Verifique se ele corresponde às suas expectativas. Lembre-se que parcelamento é dívida e que você terá que lidar com esta obrigação ao longo dos próximos meses. Se for inevitável, certifique-se de que o parcelamento cabe no seu orçamento e se este dinheiro não lhe fará falta no futuro.
7 – Garantia do produto, política de troca, prazo de entrega, também pode virar pegadinha durante este evento. Por isso, fique atento às letras de rodapé.
8 – Guarde todos os comprovantes do processo de compras: e-mails, boletos, extratos, comprovantes do cartão de crédito e protocolos de atendimento.
9 – Por fim, lembre-se que em caso de problemas com as compras durante a Black Friday, não hesite em exigir seus direitos. Primeiro procure o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da loja. Anote o protocolo. Se esta medida não lhe trouxer solução, entre em contato com o Procon.
O Procon/BC fica na Rua 200, número 856 e seu horário de atendimento é das 13h às 18h. Para denúncias ou reclamações, disque 151 ou envie um e-mail para o endereço [email protected].