PROCON/BC orienta sobre compras do Dia das Mães

Neste domingo (14) é comemorado o Dia das Mães. A movimentação no comércio de Balneário Camboriú, em busca do presente ideal para as mães, já começou. Para evitar dores de cabeça no momento e após as compras, o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON/BC) divulga dicas importantes e dá algumas orientações.

Primeiro de tudo, decidir com antecedência sobre qual presente adquirir facilita a compra e permite a pesquisa de preços, qualidade e usabilidade dos produtos. Atente-se ao valor do serviço ou produto para cada modalidade de pagamento oferecida pelo comércio. O órgão lembra que agora o estabelecimento pode, se quiser, oferecer desconto conforme a forma de pagamento, seja por meio de dinheiro, cartões e cheque.

No caso do parcelamento, deve-se atentar aos juros incluídos nas parcelas, além de eventual contratação de garantia estendida, situações que devem ser apresentadas ao consumidor no ato da compra ou contratação. Importante que o consumidor não se esqueça de questionar no momento da compra se é possível a troca do produto, pois a loja não tem o dever imediato de trocar qualquer mercadoria se não apresentar problemas, mesmo que seja objeto de presente.

Para os casos de contratação de serviços como restaurantes, atenção para a cobrança da taxa de serviço ou couvert artístico. No caso da taxa de serviço, ela é opcional, ou seja, o consumidor escolhe se deseja ou não fazer o pagamento. Já no caso do couvert artístico, a informação deve ser ostensiva quanto ao seu pagamento.

Por fim, nas compras pela internet ou catálogo, leia atentamente os critérios para a compra, como características, formas de pagamento e, especialmente, o prazo de entrega, já que o Dia das Mães já se aproxima. Para as modalidades de compra fora do estabelecimento, existe o prazo de arrependimento de 07 dias a partir do recebimento do produto.

____________________
Informações Adicionais:
PROCON/BC
(47) 3366-6144