Professora de Camboriú lança livro sobre história da Festa do Divino na cidade

Publicidade

A professora Tereza Santos da Silva lança no domingo, dia 26, a obra “Camboriú, cidade do Espírito Santo: a revitalização de sua Festa do Divino”. O livro de 388 páginas reúne textos e fotos como resultado de mais de 20 anos de investigação, envolvendo uma profunda pesquisa histórica para contar da fé e da tradição herdadas dos Açores pela população camboriuense. A cerimônia de lançamento será realizada durante a celebração da Festa de Cristo Rei, no ginásio de esportes Irineu Bornhausen, às 10h30min.

 

“O texto discute fé e tradição das Festas do Divino ao mesmo tempo em que resgata a história do próprio município”, explica a autora. Segundo ela, a tradicional Festa do Divino em Camboriú surgiu em 1861, ainda na paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso – onde hoje é o bairro da Barra, em Balneário Camboriú. Ao todo, são mais de 150 anos de realização do festejo na cidade, que só foi interrompido durante os períodos de guerra.

Publicidade

Os livros foram impressos com o apoio da Prefeitura de Camboriú por meio da Fundação Cultural. Ao recuperar a história, revela os motivos que fizeram a Festa do Divino perder a força na cidade a partir da década de 1950 e, depois, ter a tradição recuperada e fortalecida pela população a partir da década de 1980.

Para o prefeito Elcio Kuhnen, trata-se de uma obra importante para todos os moradores e por quem tem sua história de vida ligada à história de Camboriú. “A memória é fundamental para entendermos a trajetória da cidade, sabermos de onde viemos e o que influencia nossos costumes hoje. Além disso, investir em publicações de autores camboriuenses é uma maneira de fortalecer a nossa cultura e o orgulho de viver em nossa terra”, acredita.

Tereza Santos da Silva relata ainda que a ideia de escrever surgiu como um incentivo do padre Alcides Albony do Amaral, que pedia fotografias antigas à comunidade durante as missas que celebrou enquanto pároco na cidade, de maneira a recuperar registros da memória da festa. “O resgate é importante porque a igreja católica tem uma influência muito grande na região. Com a vinda dos açorianos, nossa maior herança foi a religiosidade”, completa Tereza.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Camboriú, cidade do Espírito Santo: a revitalização de sua Festa do Divino”

Autora: Tereza Santos da Silva

Local: Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen

 

Data: 26/11, a partir das 10h30min, durante a celebração da missa de Cristo Rei

Publicidade