Professores recebem formação para Plataforma Google for Education

Os professores dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Balneário Camboriú estão passando por formação para utilizarem a Plataforma Google for Education, que chegou às unidades de ensino por meio de uma parceria com a Revista Nova Escola, da Fundação Lemann. A formação, que faz parte da segunda etapa do projeto, ocorre por escola e é dividida em grupos. Cerca de 120 professores se inscreveram para participar dos encontros e entender um pouco mais sobre como funciona o novo sistema.

Até agora, a Secretaria de Educação recebeu da Revista Nova Escola 129 chromebooks e 45 retroprojetores data show para a utilização dos professores. O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) é responsável por conduzir e capacitar esses profissionais para a utilização da ferramenta, além da criação de contas para todos os professores e alunos do 6º ao 9° ano. No treinamento, os profissionais demonstram as funcionalidades da ferramenta e explicam para os professores as maneiras de se fazer o planejamento das aulas por turma e postar materiais didáticos para a visualização dos alunos no sistema. Além disso, os pais dos alunos poderão receber avisos via e-mail das atividades realizadas em sala de aula.

Conforme a evolução dos professores na utilização da plataforma, tutoriais e manuais para o uso serão enviados para auxiliar na aprendizagem. “Tentamos mostrar um lado mais prático da informática e do uso dessas novas tecnologias para os professores poderem se atualizar nessa questão. O Departamento Pedagógico e o DTI estarão sempre disponíveis para auxiliá-los para o uso dessa ferramenta”, diz o coordenador do DTI da Secretaria de Educação, Marcelo Barbare Guimarães.

Diário Online

Além da plataforma Google for Education, desde o ano passado há a implantação do Diário Online, sistema onde professores podem lançar notas, frequência dos estudantes, cronograma das aulas, trabalhos e recados. Para utilizar a ferramenta é necessário o acesso à internet. Os professores que possuírem tablets e smartphones podem utilizá-los para acessar o aplicativo do sistema e realizarem a chamada de maneira on-line. Outra novidade é que, através do aplicativo, o profissional pode lançar relatórios e também o conteúdo que foi trabalhado durante a aula e comentários sobre o comportamento dos alunos.

Além da economia de papéis, organização e facilidade para acesso, outro benefício é que os pais dos alunos também poderão, em breve, acompanhar a evolução dos filhos por meio do Diário Online. Para o acesso a essas informações, os pais devem fazer um cadastro, realizado sob orientação de cada unidade escolar. Após a liberação para acesso, os pais receberão um link para poderem acompanhar as atualizações do diário, no Portal do Aluno.

Comente Abaixo