Programas Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável e ABRAÇO à Mulher são lançados em BC

O programa do Governo Federal “Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável” e o programa municipal “ABRAÇO à Mulher”, foram lançados na manhã desta quinta-feira (25), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social. A cerimônia contou com a presença da Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e do Secretário Nacional da Pessoa Idosa, Antonio Costa.

Balneário Camboriú foi uma das cinco cidades escolhidas para receber o programa federal que visa despertar o poder público para preparar a população para o envelhecimento ativo e saudável. “Nós só viemos para fortalecer o que já existe no município, pois essa é uma cidade que acolhe os idosos, não só os que vivem aqui, como os que vem passear”, ressalta a Ministra.

De acordo com o secretário Costa, Balneário foi referência na montar do projeto-piloto do programa “Viver”, porque aqui já existem politicas públicas voltadas às pessoas idosas. “Aproveitamos os exemplos que já estavam sendo desenvolvidos na cidade, mas, agora, voltados a parte de inclusão tecnológica. Balneário é nosso carro-chefe, e a partir daí nós vamos desenvolver esse programa em todo país”, revela, completando que esta é uma oportunidade de inserir a população idosa nas tecnologias e, além disso, possibilitar sua participação ativa na sociedade.

O Secretário Municipal da Pessoa Idosa, Rosan da Rocha, concorda. “Esse programa vem ao encontro do que BC já faz que é o investimento na qualidade de vida dos idosos, para que ele não esteja ativo somente na parte física, bem como na parte intelectual, que tenha participação na sociedade, no trabalho, na moradia, ou seja, que esteja ativo socialmente e isso é de suma importância”, afirma.

Durante o encontro, ocorreu a inauguração do Centro Tecnológico para a Pessoa Idosa, que faz parte das ações do programa federal, e está localizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social. “Esse reconhecimento que o município recebeu significa que estamos num caminho muito certo nas questões humanitárias”, comemora o prefeito, Fabricio Oliveira.

ABRAÇO à Mulher

O Programa ABRAÇO à Mulher é uma iniciativa da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que cria uma nova ferramenta para a proteção das mulheres vítimas de violência, prestando atendimento 24h, com assistência jurídica, acompanhamento psicológico, encaminhamentos a rede de apoio e a grupos focais.

“Esse Programa vem em consonância com os altos índices de violência contra a mulher que existem no Brasil e no município. Nós somos uma das cidades com um dos maiores números de feminicídio em Santa Catarina e o ABRAÇO, que vai funcionar 24h com uma equipe qualificada para dar esse apoio, é a forma como buscamos reduzir esses indicativos”, explica a Secretária Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello.

A Ministra afirma que o combate a violência doméstica deve começar com educação. “É fundamental que nossos meninos aprendam que as mulheres devem ser tratadas com respeito, assim como todo ser vivo. Só assim mudaremos essa realidade”, fala.

O prefeito finaliza falando que mais que prestar auxílio às mulheres no momento da agressão, o Programa dará oportunidades para que mudem suas realidades. “A possibilidade da mulher ter encaminhamento ao mercado de trabalho, é um dos grands objetivos desse ABRAÇO. Nossa maior obra com esses programas é só uma: fazer com que o ser humano seja tratado com respeito em Balneário Camboriú”, diz.

Cursos

Ainda durante o evento, ocorreu a assinatura de compra de cursos do Senai e Senac voltados a capacitação de mulheres. No total, serão 1.000 vagas gratuitas em diversas áreas, como gastronomia, estética, tecnologia, mecânica, construção civil e eventos. Em todos os cursos, as mulheres receberão orientação na área de empreendedorismo e finanças, com a parceria da Rede Mulher Empreendedora e financiamento do Google.

O evento contou com apresentações de Eulina e as Eulinetes e do grupo Balanço das Ondas.

Comente Abaixo