Projeto “Anjos Sem Asas” pode ficar sem o apoio da prefeitura em 2019

Nascido das mãos do atleta de boxe profissional Whesley “Presunto” e o Tenente-Coronel e ex-Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú Evaldo Hoffmann, o projeto “Anjos Sem Asas” atende hoje mais de 150 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos.

O projeto, que tem mudado a vida de muitas crianças e adolescentes do Bairro das Nações e adjacências desde , pode não ter mais condições de atender a demanda em 2019 por causa de entraves no setor da controladoria da prefeitura de Balneário Camboriú.



Com foco social em tirar crianças e adolescentes da rua no contra-turno e dos riscos que correm pela vulnerabilidade social que se encontram, alguns deles até com passagens pela polícia, os jovens participantes do projeto tem acompanhamento psicológico e terapêutico, além de participar de outras atividades sociais junto a Polícia Militar de Balneário. No batalhão, eles ainda recebem alimentação, material, as inscrições das competições e todo suporte dos mentores.

Com pouco mais de um ano de existência, o projeto acontece dentro do centro de treinamento dos policiais militares do 12º BPM. A primeira aula aconteceu com apenas uma criança que assistia o treino dos policiais e iniciou as aulas a convite do professor Whesley Presunto. No dia seguinte eram quatro, depois sete e hoje são mais de 150 crianças e adolescentes assistidas e com alunos participando de competições a nível nacional.

Mais um polo de atendimento destas crianças e adolescentes estará sendo aberto no Bairro dos Municípios até março deste ano. O bairro é mais uma região onde a vulnerabilidade social tem levado crianças e adolescentes para o mundo do crime.

Além do suporte social, o projeto também tem o objetivo de formar atletas de alto nível e profissionais de ponta. Para isso, o “Anjos Sem Asas” conta com dois grandes treinadores. O professor Whesley “Presunto” que tem uma grande trajetória no Boxe profissional e também um dos maiores pugilistas e treinadores da história do Brasil, o mestre Kelson Pinto, que é medalhista do Panamericano de Winnipeg no Canadá e também já disputou o mundial de boxe, dentre outras dezenas de títulos, foi treinador de vários ídolos do MMA , como Júnior Cigano, Pezão, Cara-de-sapato, mlMarreta, Santiago Ponzinibio, Minotauro, Minotouro, Tiago Tavares, dentre  outros campeões, junto a  América TopTeam, nos EUA.

APOIO DO PODER PÚBLICO

Em 2018, pelo fato do projeto ser recente e não ter a pessoa jurídica formada, o projeto Anjos Sem Asas recebeu o apoio financeiro da prefeitura de Balneário Camboriú através do Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), que já fornecia os profissionais de psicologia para o projeto. Depois de muita luta e alguns entraves, o Anjos Sem Asas seguiu com as atividades e a quantidade continuou avançando.

Mas, por novos entraves na controladoria do município, o projeto pode não ter mais condições de atender uma maior demanda. O problema tem acontecido na renovação do contrato do convênio entre a prefeitura e o PAIS para 2019. O controlador do município, mesmo com o parecer favorável da procuradoria da prefeitura e com o apoio do prefeito, tem questionado a natureza do projeto. Por envolver esporte, o secretário da Controladoria alega, pela segunda vez, que não se encaixaria no cunho social da Associação. O que mostra total falta de conhecimento por parte do secretário sobre o projeto.

Informações recebidas pelo Portal Visse, dão conta que tanto em 2018 como em 2019, o entrave criado pela controladoria tem cunho pessoal e corporativo por parte do secretário. Os desentendimentos acontecidos nos últimos tempos entre o poder executivo municipal e a Polícia Militar de Balneário Camboriú, seria um dos motivos do controlador ter travado o processo, indo contra o parecer da procuradoria e do próprio prefeito.

O repasse de aproximadamente 10 mil reais, destinado a ajuda de custo de dois professores e dois instrutores, é ínfimo perante a importância do projeto. Aguardamos as decisões por parte do executivo, para poder saber quais as prioridades por parte dos nossos governantes.

 

Para saber mais sobre o projeto, acesse os canais abaixo:

Site: https://www.asainstituto.org/
Instagram: https://www.instagram.com/anjossemasasboxe/
Facebook: https://www.facebook.com/asainstituto.org/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCYEWzmsFjUxqVbltsDLg6IQ/videos

 

Comente Abaixo
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.