Projeto da LIC leva cinema itinerante às escolas de BC

O projeto intitulado “O Bom Cine” objetiva a alfabetização visual de crianças por meio dos processos cinematográficos. “O Bom Cine” percorre escolas de todo o município levando atividades educativas através da apresentação de um filme que retrata o ambiente escolar. O projeto é uma contrapartida de outro projeto, “O Bom Pai”, um dos aprovados do ano pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú.

A escola que recebeu a visita mais recente do projeto foi o Centro Educacional Municipal Taquaras. Os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental assistiram ao curta-metragem, de cerca de 20 minutos de duração, e discutiram com os participantes do projeto, que são alunos e professores do curso de Pós-graduação em Cinema e Imagens Contemporâneas da Univali, quais aspectos envolvem uma produção audiovisual, entre eles estética, técnica e conteúdo visual.



“Oportunidades assim enriquecem o aprendizado de nossos alunos, incentivando-os cada vez mais a serem protagonistas das ações desenvolvidas”, disse a gestora do CEM Taquaras, Saly Amaral.

Sobre o Projeto

O projeto “O Bom Pai” é um curta-metragem patrocinado pela LIC e que recebe o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e do SESC. O filme trata sobre a relação entre pai e filho, vida, morte e a relação destes aspectos com os processos criativos de um artista. “O Bom Pai” será gravado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

A contrapartida “O Bom Cine”, já passou por cinco escolas e cerca de 270 alunos já puderam assistir e aprender um pouco mais sobre como funciona o processo de gravação e produção de um filme. A outra parte da contrapartida é o Cine Clube, que ocorre no Teatro Municipal Bruno Nitz mensalmente e é aberto ao público. Em cada mês, uma produção diferente é eleita por uma curadoria especial para ser exibida no teatro. A próxima edição será no dia 13, às 19h30, e exibirá o longa “Uma mulher fantástica”.

Comente Abaixo
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.
%d blogueiros gostam disto: