Projeto “Sou Estudante, Sou Cidadão” traz resultados no Monte Alegre

Publicidade

Os alunos do Caic Jovem Ailor Lotério estão tendo uma experiência nova de civismo, cidadania e disciplina. Na semana passada, o prefeito Elcio Rogério Kuhnen abriu o projeto “Sou Estudante, Sou Cidadão” ao lado do comandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar, capitão Tiago Teixeira Ghilardi.

Com apenas uma semana de implantação, o projeto já está mudando a realidade dos alunos e professores da unidade de ensino.

A iniciativa, promovida pela Polícia Militar, visa restabelecer a ordem, a disciplina e diminuir a evasão escolar. De acordo com a diretora do Caic, Luci Mari Gabriel Maul, os alunos estavam muito indisciplinados e agitados. “Na fila, antes de entrar em sala de aula, alguns brigavam, empurravam e já entravam em classe alvoroçados”, relata. “Os alunos respeitam a Polícia Militar, agora fazem a formação da fila e entram em silêncio para a sala de aula”, completa.
Diariamente, cerca de 10 policiais militares vão até a escola para receber os alunos e realizar um momento cívico composto por organização em fila; apresentação das bandeiras e símbolos nacionais; e execução dos hinos nacional, de Santa Catarina e do município. “Os policias passaram por uma espécie de oficina para saber lidar com as crianças, falar a linguagem delas, mas mantendo a posição de respeito e voz de comando”, diz o capitão Tiago Ghilardi. O projeto inclui ainda palestras em sala de aula sobre civismo, cidadania e respeito, principalmente pelo patrimônio escolar e pelos professores.
A ideia do projeto “Sou Estudante, Sou Cidadão” é pioneira no Estado. “Depois que encerrarmos o projeto, vamos fazer uma avaliação e comparar com o primeiro semestre. Se der certo, a ideia pode ser levada para outras escolas e para outras cidades do Estado”, finaliza o capitão. Os policiais estão trabalhando com o efetivo que fica na Companhia e em horário de expediente, sem necessidade de pagar hora extra.
Publicidade