Prontos para voltar! Atrações turísticas cobram do governo o retorno do setor

Aconteceu nesta terça-feira, dia 2, no Palácio Agronômica, uma reunião dos representantes dos maiores parques temáticos e equipamentos turísticos de Santa Catarina, com o governador do Estado Carlos Moisés.

A reunião teve como principal objetivo, discutir a volta do setor que está paralisado desde março por conta da pandemia do novo coronavírus. No Brasil, o segmento gera cerca de 15 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.

Na reunião foram apresentadas as medidas que já foram tomadas e as que estão prontas para serem executadas para a volta do setor no estado. Da nossa região, estiveram presentes representantes dos parques Unipraias, Beto Carreiro Word, Oceanic Aquarium e Museu do Automóvel de Pomerode.

Em Balneário Camboriú, o Oceanic Aquarium e o Parque Unipraias mantiveram 100% dos seus quase 200 colaboradores, mesmo estando fechados. Os dois equipamentos realizaram investimentos para atender aos turistas com toda segurança necessária no combate ao covid-19.

“Estamos prontos!” 

O Portal Visse entrevistou Cristiano Buerger, diretor do Oceanic Aquarium, para falar sobre a conversa com o governador e quais as expectativas sobre o retorno do setor. Cristiano foi enfático ao dar sua resposta. “Estamos prontos!”

“Temos capacidade de executar muito mais ações de prevenção para trazer mais segurança ao visitante e aos colaboradores” declarou. O empreendimento inaugurado em 2019, manteve todos os 80 colaboradores em seu quadro de pessoal desde o início da pandemia e investiu mais de 250 mil reais em equipamentos, materiais e treinamento dos funcionários para estar pronto para o retorno das atividades.

“Estamos prontos para voltar com mais segurança do que qualquer outro setor. Propomos trabalhar com 30% da capacidade do equipamento, implantamos uma cabine de ozônio para desinfecção já na entrada, antes mesmo da bilheteria, onde será medido a temperatura do visitante e oferecido álcool gel. Além disso, iremos dispor de máscaras para visitantes e treinamento aos colaboradores. O visitante estará muito mais seguro dentro, do que fora do empreendimento.” pontuou o empresário.

As medidas apresentadas pelo Oceanic Aquarium seguem os seguintes protocolos:

1. A limitação, neste momento de maior número de casos do Covid-19, de 30% da capacidade de visitação, fazendo com que seja respeitado e até ampliado o decreto do governo em relação a espaços de amplo acesso.

2. O monitoramento diário de todos os colaboradores e as famílias, mediante qualquer sintoma serão afastados sem prejuízo no salário, contando ainda com o controle de temperatura na entrada dos colaboradores e visitantes.

3. O uso obrigatório de máscaras na entrada dos colaboradores e visitantes e a distribuição das mesmas para pessoas que não possuírem.

4. Sanitização diária com empresa certificada de todas as áreas de circulação do aquário.

5. Portal de desinfecção no acesso ao aquário.

6. Apresentação de vídeo de boas práticas de visitação para os turistas no acesso ao aquário.

7. Contato frequente com os órgãos responsáveis para eventuais sugestões de melhorias em nosso processo de segurança e saúde.

8. Colaboradores enquadrados em grupo de risco continuam afastados sem prejuízo.
9. Tapetes químicos nos acessos ao aquário para higienizar a sola dos calçados.

10. Instalação de cinco renovadores de ar de marca americana, com investimento de cerca de 200.000,00 para ampliar a renovação de ar de todos ambientes do aquário.

11. Espaçamento de 2 metros de distância na fila de acesso ao aquário.

12. Instalação de mais de 20 pontos de dispensers de álcool em gel para uso ilimitado dos visitantes e colaboradores.

13. Diversos adesivos e banners informativos espalhadas pelo aquário orientando as boas práticas de segurança e saúde.

14. Higienização frequente de todas as áreas de circulação.

15. Treinamento frequente de todos os colaboradores com boas práticas de segurança e saúde

Parque Unipraias 

Em conversa com a nossa reportagem, a direção do Parque Unipraias disse que vem acompanhando a evolução da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e adequou todas suas atividades às necessidades de reforçar a atenção com a higiene, visando garantir a segurança de visitantes e funcionários.

Fechado desde meados de março, o Unipraias também aguarda autorização das autoridades para voltar a funcionar e realizou treinamento aos colaboradores com orientações sobre o vírus e a importância de adotar os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e OMS.

“Embora grande parte dos ambientes do Unipraias seja em área aberta, nossa fiscalização será constante no sentido de que todos os visitantes cumpram o distanciamento, evitem aglomerações e utilizem máscaras”, explica o Gerente Geral Alfredo Kuhn.

Confira a seguir os procedimentos adotados pelo Parque Unipraias para manter os visitantes e colaboradores seguros em relação ao novo Coronavírus:

1 – Todos os funcionários e lojistas passarão por um check list na entrada, realizado por uma equipe de socorristas contratada pelo Parque. A medição da temperatura corporal, oxigenação e sintomas gerais serão avaliados.

2 – Nas duas entradas do Parque, localizadas na Estação Barra Sul e Estação Laranjeiras, todos os visitantes, colaboradores e lojistas deverão passar por um sistema de desinfecção por meio de um túnel de vapor de ozônio.

3 – Dispersores com álcool 70% para limpeza das mãos estarão disponíveis em todas as estações, próximo a espaços interativos e em áreas de circulação.

4 – O uso de máscara será obrigatório, tanto para visitantes, quanto para colaboradores e lojistas. Colaboradores que atuam diretamente no atendimento ao público devem utilizar, além da máscara de tecido, a máscara de proteção facial Face Shield, fabricada em acrílico.

5 – As filas da Bilheteria de todas as atrações dispõem de barreiras físicas para garantir o distanciamento social.

6 – Dentro das cabines dos Bondinhos e demais atrações, as famílias e os grupos de amigos serão mantidos sempre juntos, sem se misturarem com outros visitantes.

7 – O dinheiro seguirá sendo aceito, mas será incentivada a realização de pagamento por cartão de crédito/débito inserido pelo próprio cliente. Todas as máquinas de cartão serão higienizadas antes e após cada utilização.

8 – Todos os equipamentos das atrações serão higienizados antes e após cada utilização, bem como higienização das mãos de todos com álcool 70%.

9 – O atendimento será prioritário para visitantes do grupo de risco do novo Covid-19.

Além de todas as medidas, o Parque Unipraias também deve limitar o número de visitantes e incentiva fortemente a compra antecipada dos ingressos através da Loja Virtual, com promoções exclusivas para compras online. “Estamos adotando todas as medidas possíveis para que o visitante sinta-se seguro aqui no Unipraias e se divirta muito com sua família e amigos”, conclui.

Comente Abaixo