Proprietários de imóveis sustentáveis terão desconto no IPTU em BC

Os vereadores de Balneário Camboriú aprovaram, na sessão ordinária desta quarta-feira (10), o Projeto de Lei 72/2017, do vereador Gelson Rodrigues (PSB), que institui o programa de incentivo e desconto denominado IPTU Verde no município.

De acordo com o texto, o objetivo é fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, mediante a concessão de benefício tributário ao contribuinte.

O benefício tributário consiste na redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários de imóveis residenciais e não residenciais que adotarem as seguintes medidas:

I – sistema de captação da água da chuva;

II – sistema de reuso de água;

III – sistema de aquecimento hidráulico solar;

IV – construção com materiais sustentáveis;

V – construção de “telhado verde”.

O projeto estabelece que o desconto no IPTU será de 2% para quem adotar as medidas I e II; 4% para quem adotar a medida III; e 6% para quem adotar as medidas IV e V, sendo que os descontos podem ser cumulativos.

Para solicitação do benefício tributário e comprovação das medidas adotadas, o proprietário deverá procurar a prefeitura.

O PL foi aprovado com 13 votos favoráveis, um contrário, duas abstenções e duas ausências, e segue para sanção do prefeito.

 

Comente Abaixo