Quase 8 milhões de doses de vacinas Covid-19 são distribuídas aos Estados

Foto: Maurício Vieira Secom

O Ministério da Saúde está enviando mais 8 milhões de doses para todo o país. Nessa remessa, serão enviadas 2 milhões de doses da Coronavac, 2,1 milhões de doses da Pfizer e 3,9 milhões da Astrazeneca.

Essa é a segunda distribuição desde a última quinta-feira (19). No período, o Ministério da Saúde já iniciou o envio de mais de 15 milhões de vacinas Covid-19 para todo o país. Em agosto, já são quase 40 milhões de doses distribuídas, em um processo logístico complexo e feito em tempo recorde.

Na sexta-feira (20), o Ministério da Saúde apresentou todos os detalhes do caminho dos imunizantes, desde a entrega pelos laboratórios até os braços dos brasileiros. Para garantir ainda mais transparência, uma nova plataforma está no ar, no portal LocalizaSUS. Por lá, é possível acompanhar todo o processo de liberação e controle de qualidade das vacinas.

Distribuição equânime

Para que todas as unidades da federação completem os esquemas vacinais de forma equânime, os estados receberam doses de acordo com a população acima de 18 anos que ainda não foi vacinada. O objetivo é equiparar a campanha em todo o país, para que todos os estados avancem juntos na imunização.

Os detalhes desta distribuição e o quantitativo de vacinas por estado estão no 40º Informe Técnico, disponível aqui.

Campanha acelerada

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 215,2 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal. A primeira dose já chegou para mais de 122 milhões de brasileiros, ou seja, mais de 76,2% do público-alvo de 160 milhões de brasileiros, com mais de 18 anos já começou o ciclo vacinal. A segunda dose ou imunizantes de dose única já chegaram para mais de 54,5 milhões de pessoas. Isso significa que 34% do público-alvo estão completamente protegidos contra a Covid-19.

Fonte: Ministério da Saúde