Rádio Câmara inicia transmissões em caráter experimental

Iniciaram na noite de domingo, dia 16, as transmissões em caráter experimental da Rádio Câmara de Balneário Camboriú, primeira emissora legislativa do sul do país.

O processo de implantação iniciou em 2013, na gestão do então presidente Nilson Probst, a autorização de funcionamento foi publicada no Diário Oficial da União em Março de 2017, na gestão do atual presidente, vereador Roberto Souza Júnior.

A emissora está operando provisoriamente na frequência 101,5Mhz e transmite, neste período, a programação da Rádio Câmara de Brasília. Quando entrar em caráter definitivo, terá em sua programação a transmissão de notícias vinculadas ao legislativo, sessões, debates, além de música popular brasileira e clássicos internacionais.

A Rádio Câmara de Balneário Camboriú é subordinada a Rádio Câmara dos Deputados de Brasília e faz parte da Rede Legislativa de Rádio e TV. As rádios legislativas têm como objetivo aumentar a transparência da instituição e servir de observatório dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores, além de disseminar cultura e campanhas de vários temas relevantes para a comunidade.

A emissora de Balneário Camboriú é a sétima a integrar a Rede Legislativa de Rádios. Além de Balneário Camboriú, o sinal deverá alcançar também as cidades de Camboriú, Itapema e algumas regiões de Itajaí.

Caráter experimental

A fase experimental, ou provisória, consiste em um tempo obrigatório pela legislação, para que sejam feitos os ajustes necessários e finais para a transmissão em caráter definitivo. Dentro deste período, fiscais da ANATEL, agência reguladora das telecomunicações no Brasil, farão vistorias e aferições nos equipamentos e nos transmissores para checar se tudo está dentro do permitido. Também será verificado se a frequência não influencia em outros equipamentos, o que pode levar, inclusive, a troca da frequência da rádio.
O período experimental é de, no mínimo, 30 dias e poderá ser prorrogado de acordo com o entendimento dos técnicos. Após a emissão de todos os laudos e aprovação por parte dos fiscais, a ANATEL emite a autorização para operar em caráter definitivo.

Ato Inaugural

O ato inaugural está agendado para esta quarta-feira, 19/12, às 09h, no plenário da Câmara de Balneário Camboriú, em evento aberto ao público.

Na oportunidade, será entregue uma homenagem aos familiares de Oliveira Brandão, nome escolhido a sala disponibilizada para o estúdio da emissora, respeitado comunicador do município que faleceu no mês de março do corrente ano.