28.3 C
Balneário Camboriú
18 setembro 2024
More
    Início REGIÃO Santa Catarina e seus vinhos únicos: Da uva Goethe e de Altitude

    Santa Catarina e seus vinhos únicos: Da uva Goethe e de Altitude

    Publicidade

    Um estado que por si só já é único em vários aspectos, praias paradisíacas, cidades centenárias contando nossa colonização seja açoriana, alemã, italiana entre tantas que desbravaram estas terras no passado.

    Créditos: Felipe Carneiro

    Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição uma das mais belas edificações tombadas de Urussanga 

    Destas surpresas, o vinho no qual é meu foco, me fez conhecer algo incomparável, dentre tantos que já conheci, desde uvas que aqui se adaptaram tão bem que gerou um vinho espumante incomparável a qualquer outro, e castas conhecidas, aliado com as condições de clima solo e altitude trouxe um produto com características tão incríveis que não se pode comparar com outras em nenhum lugar no mundo.

    Publicidade
    Créditos: Felipe Carneiro

    Vinhos da Região de Urussanga

    A uva Goethe com uma peculiaridade ímpar, derivada de um híbrido no cruzamento entre a variedade labrusca (americanas) e Vitis viníferas (europeias) desenvolvida para ser resistente a praga que dizimou vinhedos em toda Europa a filoxera. Desenvolvida por E. S. Rogers em meados do século 19 que a batizou com o nome de seu poeta favorito Johann Wolfgang Goethe.

    Créditos: Felipe Carneiro

    Na época da vindima você poderá participar da colheita da uva, oportunidade que só acontece uma vez por ano, essa foi na XV de Urussanga

    Nesta mesma época acontecia o processo de imigração, com a vinda de italianos especificamente para a região de Urussanga na qual me refiro trazendo essa variedade de uva, se adaptaram perfeitamente, gerando um vinho incrível, diferente com particularidades distintas em seu aroma que remete muito maracujá, carambola e frutas cítricas, em boca persistente untuoso e com final mineral, derivado das cargas de umidade marítimas que esbarram ao encontrar a serra, tanto que era o vinho escolhido por Getúlio Vargas em jantares e festas na capital. Com a mudança na economia da região, agricultores passaram a trabalhar nas minas de carvão, deixando o cultivo de lado ao ponto de a quase extinção da variedade.

    Créditos: Felipe Carneiro

     

    Hoje os descendentes já na 3° geração apaixonados por toda essa história, voltam como empreendedores revitalizando e inovando os processos tanto de agricultura como na vinificação, tornando um produto sem outro igual pois a uva Goethe agregou tais características que só as produzidas na região Dos vales Da uva Goethe na maioria fica dentro do município de Urussanga pertencem a IP indicação de procedência, que possibilitou a proteção e a certificação do vinho da uva Goethe, reconhecido pela qualidade, tipicidade e identidade.

    Créditos: Felipe Carneiro

    Luiza Mazon a sommelier mais nova de Santa Catarina e a terceira geração da família que continua a cultivar as tradições do vinho na Região de Urussanga

     

    Estamos falando de verão, calor, praia, piscina logo vem à mente algo refrescante e saboroso, onde eu recomendo os vinhos brancos, rosé e mais em específico o espumante da uva Goethe, em sabor, qualidade e custo benefício incríveis, aliás em Urussanga foi desenvolvido o primeiro espumante pelo método tradicional da uva Goethe do mundo, que eu me apaixonei.

    Créditos: Felipe Carneiro

    Um brinde leve assim como os vinhos brancos, rosé e o espumante da uva Goethe

     

    Eu vim pelo litoral entrando a caminho da serra provei os vinhos de Urussanga e agora vou subir a Serra do Rio do Rastro, até chegar em São Joaquim, onde se concentra a maioria das vinícolas do estado, que colecionam premiação em âmbito nacional e internacional. Se você já ouviu falar ou ainda vai ouvir falar, que os vinhos argentinos são todos iguais, pois bem, na minha opinião na região Dos vinhos de altitude, cada safra, cada vinícola, cada casta guarda uma agradável até surpreendente surpresa, pois o clima instável aliado a um solo basáltico na maioria, e a altitude entre 900 a 1300 metros de altitude do nível do mar, junto com a mão do homem que aproveitou com perfeição este conjunto conseguiu um terroir incomparável.

    Créditos: Felipe Carneiro

    Vinícola na Serra Catarinense

     

    Na mesma semana em que eu estava na praia me deliciando com um ótimo espumante Goethe eu me delicio com incrível Sangiovese forte encorpado onde o solo basáltico traz todas as notas terciárias como couro, frutas bem maduras em boca equilibrado com final bem longo e com peculiaridades que só senti de um Sangiovese produzido em São Joaquim, curtindo uma temperatura ideal observando a paisagem serrana, meditando e chegando à conclusão que os vinhos de Santa Catarina são únicos e exclusivos, destaque na qualidade beirando a perfeição, colocando o estado com os melhores vinho que eu já provei.

    Então gostou do relato do nosso especialista ?! O enoturismo vai muito além do que apenas provar vinhos, é a oportunidade do visitante conhecer a cultura e as tradições das localidades produtoras dessa delícia.

    Então aproveite para participar da XV Vindima Goethe de Urussanga.

    Veja também abaixo, os estabelecimentos que podem te interessar, a fim de encontrar outras delícias de Santa Catarina.

    Sobre o autor


    C F
    Célio Roberto Franzoi
    Vinho por profissão e paixão, pesquisador e apaixonado pelos vinhos catarineses, compartilho experiências que envolvem o fantástico mundo do vinho .
    Publicidade
    error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.