Santa Catarina tem novos alertas para vendaval, ressaca e queda de temperatura

Após o alerta sobre temporais em todo o Estado, a Defesa Civil emitiu avisos sobre chances de vendaval, ressaca e queda de temperatura, entre esta quinta (25) e sexta-feira (26).

Ventos de até 90 km/h

O alerta de ventos fortes vale para todas as regiões de Santa Catarina, com exceção do Oeste e Extremo-Oeste, das 11h desta quinta-feira até 3h de sexta.

Conforme a Defesa Civil, as condições de tempo são favoráveis para a ocorrência de rajadas de vento, com intensidade de até 90 km/h. No período da tarde, a direção predominante é de quadrante oeste/noroeste em todo o centro-leste do Estado.

Entre a noite desta quinta e início da madrugada de sexta-feira, os ventos passam a soprar de quadrante sudoeste/sul, atuando principalmente nas faixas litorâneas.

Confira no mapa os municípios atingidos por ventos fortes:

Alerta de ventos fortes em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação

 

Queda de temperatura

As temperaturas, por sua vez, devem ter queda acentuada em todo o Estado, a partir das 21h desta quinta-feira. Isso ocorreu por causa da entrada de uma intensa massa de ar frio.

No amanhecer de sexta, as mínimas devem marcar: entre 0ºC e 5°C nas regiões dos planaltos e Meio-Oeste; entre 5ºC e 7°C no Oeste; entre 7º e 9°C no Litoral Sul, Grande Florianópolis Serrana e Vale do Itajaí; e entre 8º e 12°C no Litoral Norte e Grande Florianópolis Continental.

Na parte da tarde, as temperaturas não sobem muito e a sensação é de frio.

Mar agitado e riscos de ressaca

No final da noite desta quinta-feira, a partir das 22h, a previsão é de mar muito agitado em todo o Estado. O alerta se estende até meio-dia de sexta-feira.

Ondas podem chegar até três metros de altura – Foto: Flávio Tin/ND

As ondas, de quadrante sul, devem ter picos de altura de até três metros. A excitação marítima deve se estender ao longo da manhã de sexta-feira por conta da frente fria.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, há chances de ressaca entre as regiões do Litoral Sul e Grande Florianópolis.

A recomendação é que se evite a navegação e a atividade de pesca, assim como a prática de esportes náuticos. Também não é indicado que se pedale ou caminhe na orla com o mar agitado.

Temporais em Santa Catarina

A quinta-feira ainda contará com o retorno da chuva em Santa Catarina. Além disso, a Defesa Civil emitiu alerta para a possibilidade de queda de granizo e temporais, principalmente, na região Oeste.

São esperados temporais isolados, associados a chuvas pontualmente fortes, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Devido a possibilidade de chuva intensa em curto período de tempo, não se descarta a ocorrência de alagamentos e deslizamentos nas localidades por onde o fenômeno for mais intenso.

Por ND Online

Comente Abaixo