Santa Catarina terá vacinação em massa enquanto aguarda decisão sobre lockdown

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo/ND

Um mutirão inédito de vacinação vai acontecer neste final de semana em Santa Catarina. A ação, definida em reunião pelo Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde), busca acelerar a imunização dos idosos e aliviar a situação epidemiológica do Estado. Para isso, mais 73.700 doses da Coronavac serão enviadas às 17 regionais de saúde na manhã desta sexta-feira (19).

Há previsão ainda que novas doses do imunizante cheguem ao Estado entre sábado (20) e domingo (21). Com isso, a expectativa é de que todos os idosos acima de 75 sejam imunizados no final de semana. “Além disso, será possível iniciar a vacinação dos idosos de 70 a 74 anos, que serão convocados pelos municípios de acordo com a quantidade de doses disponíveis”, esclarece Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina.

As 73.700 doses encaminhadas nesta sexta-feira fazem parte da remessa que chegou ao Estado na última quarta (17). Elas estavam armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio. A outra metade já havia sido encaminhada entre quarta e quinta (18).

“Considerando a situação epidemiológica da Covid-19 no estado, o COES achou prudente acelerar a vacinação dos idosos, que é um público vulnerável e que possui um alto risco de desenvolver formas graves da doença”, afirma o superintendente.

Distribuição

A distribuição será iniciada pela manhã e, assim como nas outras vezes, será realizada via terrestre e aérea. Às 10h30, o avião do Corpo de Bombeiros Militar deve decolar de Florianópolis com as doses das centrais regionais de Lages, Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia.

Às 11h, o caminhão da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) segue com as doses de Rio do Sul e, no mesmo horário, as centrais regionais de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí fazem a retirada na própria central estadual.

A regional de Criciúma ficará responsável pelas doses das centrais de Araranguá e Tubarão e a regional de Joinville pelas de Jaraguá do Sul e Mafra. Todos os veículos serão escoltados pela Polícia Militar.