Saúde de BC alerta e inicia mobilização para cuidados com a “nova” gripe H3N2

Com a circulação da nova cepa da Influenza, a H3N2, em alguns estados brasileiros, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú alerta sobre a necessidade dos cuidados básicos, pois a gripe é transmitida entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar.

A prefeitura ainda não realiza testes para identificação desta nova cepa da Influenza, mas deve iniciar coleta nos próximos dias e enviando para o LACEN.

Sintomas

O vírus H3N2 provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dores nas articulações e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquido para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Sintomáticos devem procurar atendimento médico no Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 (Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios).

Embora a última vacina anual contra a Influenza previne a forma grave da variante H3N2, evitando a internação, ela não imuniza totalmente contra a variante. Portanto, quem estiver vacinado contra o vírus influenza, não está imune a contaminação com a variante. Por isso, é importante o uso de máscara, higiene constante das mãos e cobrir a boca ao tossir.

A vacina contra a gripe está disponível nas Salas de Vacinas das oito Unidades Básicas de Saúde do município. Para receber a imunização, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

Publicidade