SC confirma primeiro caso da nova variante do coronavírus em Joinville

Nova variante pode ser até 70% mais transmissível que as versões anteriores do vírus – Foto: Pixabay

Santa Catarina confirmou, nesta quinta-feira (11), o primeiro caso da nova variante do coronavírus no Estado. Até agora, sabe-se que a pessoa contaminada esteve em Joinville.

A Secretaria de Estado da Saúde deve emitir uma nota com mais informações sobre a situação. Já a prefeitura de Joinville disse que acabou de ser informada e está averiguando o caso.

Até o momento, três novas variantes do coronavírus já foram identificadas em todo o mundo. Uma delas surgiu no sudeste da Inglaterra, em setembro de 2020 e, segundo o primeiro-ministro Boris Johnson, pode ser até 70% mais transmissível do que as versões anteriores do vírus. Ainda não se sabe, porém, qual das variantes foi identificada em Santa Catarina.

Além do país europeu, outros 29 países já registraram casos da nova variante, entre eles, Estados Unidos e África do Sul.

No Brasil, os primeiros casos da nova variante foram confirmados no início de janeiro em São Paulo. Manaus, no Amazonas, também registrou pacientes infectados pela nova cepa.

Atualmente, Santa Catarina investiga 21 casos suspeitos da nova variante.