A Secretaria de Estado da Saúde confirmou o terceiro caso do novo coronavírus em Santa Catarina. O exame foi feito na tarde desta sexta-feira (13) pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC). O paciente é um homem que foi atendido em Joinville, no Norte catarinense. Ele está em isolamento domiciliar.
O paciente tem 57 anos e histórico de viagens à África e Europa. De acordo com a Prefeitura de Joinville, ele voltou de um cruzeiro em 6 de março, começou a sentir sintomas dois dias depois e fez a coleta para exame no dia 10. O paciente está bem e foi diagnosticado na rede pública. A mulher dele está sendo monitorada.
Os outros dois casos confirmados no estado foram diagnosticados em Florianópolis.
Dicas do G1 SC
A secretaria informou que os dados foram lançados para a Plataforma Ivis, do Ministério da Saúde, às 16h desta sexta. O estado tem outros 77 casos suspeitos e 34 foram descartados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/5/G/JXDyqGSiiRRNkYaG0vvA/prevencao-coronavirus-v2.jpg)
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Na quinta (12), o governo do estado instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde para enfrentamento da coronavírus. O grupo fica sediado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd), em Florianópolis, e tem como objetivo monitorar os casos suspeitos do estado e preparar a rede estadual para atender possíveis pacientes.
Joinville suspende apresentações de presos
Em portaria, a Vara de Execução Penal de Joinville liberou os mais de 2 mil presos que cumprem pena em regime aberto de se apresentarem mensalmente no Fórum de Joinville. O objetivo é evitar a circulação de pessoas por causa do coronavírus. A portaria foi publicada na tarde desta sexta.
A decisão vale até 30 de abril para os presos em regime aberto, sursis e livramento condicional. Também estão suspensas as audiências admonitórias e as dos presos em regime aberto intimados a ir ao fórum. O juiz João Marcos Buch determinou que as audiências admonitórias, em caso de concessão de livramento condicional e progressão ao regime aberto, sejam feitas na própria unidade prisional, para os apenados recolhidos, em 24 horas.
Por G1 SC