SC distribui vacinas contra Covid para imunizar adolescentes e aplicar reforço em idosos

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou a distribuição de 288.610 doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios de Santa Catarina nesta sexta-feira (10). Além dos grupos chamados anteriormente e da aplicação da segunda dose para quem já completou o prazo, o lote será usado para imunizar adolescentes dos grupos prioritários e aplicar a dose de reforço nos idosos com 85 anos ou mais.

Para os adolescentes e idosos, são 87.750 doses da vacina Pfizer entregues. Pouco mais de 30,5 mil doses da CoronaVac a 124 municípios para a aplicação da primeira dose nos adultos com 18 anos ou mais ainda não vacinados. Para a aplicação da segunda dose, são 85.410 doses da Pfizer e 84.870 da CoronaVac.

Para os menores de 18 anos, a vacina será ofertada aos portadores de comorbidades, privados de liberdade, gestantes, puérperas, lactantes e com deficiência permanente. O grupo deve ter autorização dos pais ou responsáveis, que pode ser feito de forma verbal, caso o jovem esteja acompanhado por uma adulto, ou mediante apresentação de termo de consentimento.

No caso dos idosos com mais de 85 anos de idade, a dose de reforço deve ser aplicada naqueles que tomaram a segunda dose da vacina há, pelo menos, seis meses.

Distribuição

A distribuição começou às 8h desta sexta. As doses serão transportadas via terrestre para as centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul.

Já as vacinas que serão encaminhadas para as centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba seguem via aérea pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

G1 SC