SC prorroga restrições contra COVID e muda regras para eventos

Foto: Shutterstock
Publicidade

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 15, o Decreto nº 1.330 com prorrogação das medidas sanitárias em Santa Catarina. A norma entra em vigor na data desta terça-feira, 15, e tem validade até 30 de junho.

O Decreto também altera as regras para a realização de eventos de grande porte ou de massa com mais de 500 participantes. Em todos os níveis de risco, ficam condicionados à avaliação de plano de contingência pela Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), autorização do município sede do evento e deliberação favorável por 2/3 dos municípios membros da Comissão Intergestores Regional (CIR) em reunião com representantes da SES e do município onde será realizado o evento.

Os atuais protocolos permanecem em vigência para todo o território catarinense, assim como regramentos já estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde para a convivência segura.

Publicidade

Ainda no setor de eventos, bares e restaurantes, o governo estadual discute por meio da Santur novos protocolos pra retomada das atividades do setor de forma segura. A realização de eventos-testes é prevista a partir do mês que vem, conforme a situação da pandemia, com pessoas vacinadas e testadas.

Os demais protocolos sanitários continuam valendo no estado. Casas noturnas, boates, pubs e afins podem abrir para eventos sociais, como formaturas, casamentos e aniversários, com limitação de público, nas regiões em níveis gravíssimo e grave. Congressos, palestras, seminários e reuniões também seguem liberados das 6h às 23h, nos níveis gravíssimo e grave.

Para parques, praças, jardins botânicos, balneários, faixas de areia de praias, segue proibida a concentração de aglomeração de pessoas. Serviços de alimentação, como cafeterias, lanchonetes, confeitarias, sorveterias, conveniências, bares restaurantes, podem abrir das 5h às 23h, limitando novos clientes até às 22h. Em clubes, parques temáticos, cinemas, museus e igrejas a liberação é com limite de público de 50%

Secom SC/Diarinho

Publicidade