SC reduz fila, mas ainda tem pacientes esperando por UTI

Após uma baixa, Santa Catarina apresenta 290 pacientes aguardando tratamento em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com um total de 1.014 infectados pela Covid-19 internados, segundo dados desta quarta-feira (31).

sc; leitos; covid-19; fila; uti
Região Norte segue apresentando dados mais críticos, com maior fila e epicentro ainda sendo Joinville – Foto: Prefeitura de Itajaí/Secom/Divulgação

Apesar de os dados da Secretaria de Saúde indicarem 98% dos leitos adultos ocupados, o número é “virtualmente inferior à realidade”, já que há alta volatilidade nas internações e o Estado já vive o colapso do sistema público de saúde há praticamente um mês inteiro.

Os últimos dias ainda tiveram relativa queda no número de casos ativos, que chegaram a beirar os 40 mil, mas atualmente são 26,3 mil.

Contudo, cada paciente infectado permanece cerca de duas semanas em UTI, e segundo dados nacionais publicados na The Lancet Respiratory Medicine, seis a cada dez pacientes morrem internados.

Além disso, pesquisadores tem ressaltado que a avaliação de que já há uma melhora da pandemia em Santa Catarina, fruto de restrições ocasionais, é relativamente apressada. O governador Carlos Moisés (PSL) afirmou que “os casos ativos têm apresentado queda sustentada nas últimas semanas”.

Para o pesquisador Lauro Mattei, o indicador é frágil e a análise não demonstra um dado de queda sustentada, dando impressão de “uma análise apressada”.

“A média semanal de casos, evolução do Rt e média semanal móvel de óbitos continuam apresentando uma tendência robusta de crescimento, implicando na necessidade de mais medidas preventivas para reduzir a curva de contágio da população catarinense e, com isso, abrir a possibilidade para uma redução também no número de óbitos”, afirma.

Regionalmente, a situação ainda se mostra agravada especialmente no Norte, que soma praticamente o dobro de pacientes na fila se comparada às demais regiões.

Veja como está a fila à espera de um leito de UTI Covid em SC:

  • Grande Oeste – Chapecó: 27
  • Meio-Oeste – Joaçaba: 27
  • Serra – Lages: 24
  • Norte – Joinville: 86
  • Vale – Blumenau: 10
  • Foz – Itajaí: 41
  • Sul – Criciúma: 46
  • Grande Florianópolis: 29

ND Online