SC tem alerta para temporais com ventos de até 60 km/h e granizo

A chegada de uma frente fria poderá causar temporais e rajadas de vento de até 60 km/h em boa parte de Santa Catarina entre esta segunda (13) e terça-feira (14). Também há chances de granizo, segundo a Defesa Civil Estadual.

O motivo para a mudança no tempo é a chegada de uma frente fria, principalmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, o alerta é de temporais do Oeste ao Litoral Sul de SC.

Já entre a madrugada e a manhã de terça-feira, o sistema avança por Santa Catarina, o que mantém a condição de chuva persistente, com média de até 70 mm, do Centro ao Sul do Estado. No fim da tarde, há maior chance de temporais nos municípios que fazem divisa com o Paraná.

Além disso, ao menos 10 regiões têm risco alto para ocorrências associadas com a chuva, como queda de granizo, descargas elétricas e fortes rajadas de vento, de até 60 km/h: Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, e em algumas cidades do Litoral Norte, Médio e Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul. 

Mapa mostra como fica o tempo em Santa Catarina nos próximos dias
Mapa mostra como fica o tempo em Santa Catarina nos próximos dias

(Foto: Defesa Civil/Divulgação)


Por conta disso, a Defesa Civil emitiu algumas dicas de como se prevenir em caso de fortes chuvas. Confira: 

​- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
– Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
– Na praia, jamais fique na água.

Temperaturas ficam mais amenas em SC 

De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, ainda há chances de chuva na quarta-feira (15) nas regiões Norte, Vale do Itajaí e Litoral. Porém, em boa parte do Estado, o dia será de muitas nuvens com abertura de sol.

Além disso, o clima deve ficar mais fresco nos próximos dias. Devido à aproximação de uma massa de ar frio, a temperatura deve ficar entre 17​°C e 21​°C em Santa Catarina.

Fonte: Diário Catarinense