Secretaria da Pessoa Idosa participa de Fórum Social Mundial no RS

A Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú participou nesta segunda-feira (28) da abertura do Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades, que ocorre em Porto Alegre (RS). Balneário Camboriú foi a única cidade fora do Rio Grande do Sul a compor a mesa de autoridades.

A secretária Christina Barichello representou o Governo Municipal e falou sobre as políticas públicas para os 60+. “Temos uma cidade com 1/3 da População idosa. Estamos preocupados com essa situação, criando políticas que possibilitem o conforto e oportunidades para nossos idosos”, disse.

Durante a abertura do evento, foi anunciado também que Balneário Camboriú irá receber a comissão da Cidade Amiga do Idoso, da Organização Mundial da Saúde. “Iremos receber representantes da OMS que conhecerão a cidade para acertar os últimos detalhes para termos esse reconhecimento” disse a secretária da Pessoa Idosa.

Palestras 

Com diversas participações de outras cidades e até de uma Assistente Social venezuelana, representantes da Secretaria da Pessoa Idosa explanaram quatro palestras na tarde desta terça-feira (29), no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

Programas como Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, 60+ no Mercado de Trabalho, Abraço à Vida e a metodologia utilizada no município, foram pauta durante as palestras.

Durante a explanação da metodologia da Secretaria da Pessoa Idosa, a secretária da Pasta, Christina Barichello, explicou que o intuito do Governo Municipal é não restringir o idoso ao Bolo, Baile e Bingo, o famoso “BBB”. “Os 60+ são mais de 33% da população de Balneário Camboriú. Eles são loucos para viver intensamente, estarem no mercado de trabalho entre tantas outras coisas. Queremos através da Política Pública ajudá-los a aproveitar a vida” explicou Christina.

O Fórum Social Mundial segue até sexta-feira (01) e está dividido entre a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.