Sem apoio efetivo do estado, AMFRI sofre com lotação de UTIs

Com 11 municípios e aproximadamente 750 mil habitantes, a região da AMFRI está sofrendo com o descaso na saúde pública quem vem de décadas em todo Brasil.

Com a pandemia do coronavírus, a região, que corre as margens dos olhares do estado, tem uma preocupação ainda maior, a lotação das UTIs. Poucos municípios estão fazendo sua parte e absorvendo a demanda dos demais.

Ao todo, a região que compõe os 11 municípios tem apenas 76 leitos públicos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes do Covid-19. Estamos falando de aproximadamente 1 leito público de UTI para cada 10 mil habitantes.

Nesta sexta-feira (24) as UTIs do Centro Covid de Balneário Camboriú lotou. Os 26 leitos da unidade foram ocupados por 16 pacientes de Balneário Camboriú e 10 pacientes de outros municípios. (6 de Camboriú – 2 de Itapema – 2 de Bombinhas)

No Hospital Marieta, em Itajaí, dos 50 leitos de UTI, 48 estão ocupados. Em contato com a assessoria do Hospital, a mesma informou que não sabia responder, pois os leitos são regulados pelo estado.

De acordo com informações recebidas pelo Portal Visse, menos da metade dos pacientes em UTI no Hospital Marieta, são de Itajaí. Os demais são de outros municípios.

Omissão do Estado

Efetivamente, pouco fez o Estado de Santa Catarina sobre a saúde na região, levando em consideração o fato da Amfri possuir cerca de 10% da população de Santa Catarina.

Para Balneário Camboriú, tudo que o estado fez até agora, foi enviar 6 respiradores que não funcionaram e sequer tem previsão de serem entregues funcionando.

Para Itajaí, a promessa de ativar mais 40 leitos de UTI na nova ala do Hospital Marieta, feita há mais de um mês, ainda não foi cumprida. Nem a finalização das obras do espaço aconteceu.

Enquanto isso

Enquanto isso a corja presa pela fraude milionária na compra de respiradores fantasmas, está na rua. Enquanto isso, nem a metade dos 33 milhões foram resgatados.

Enquanto isso o governador gasta quase 1 milhão de reais em sua festa de aniversário.

Comente Abaixo