Simpósio do Rio Camboriú discute falta d´água e esgotamento sanitário

Publicidade

O VI Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú reuniu, esta semana, autoridades e técnicos para discutir a falta d´água e esgotamento sanitário. Os prefeitos Elcio Rogério Kuhnen, de Camboriú, e Fabrício Oliveira, de Balneário Camboriú; a diretoria de recursos hídricos do Governo do Estado; Univali; Águas de Camboriú e Emasa participaram do evento.

A questão da água foi discutida amplamente por conta dos riscos de faltar na última temporada. A água que abastece as duas cidades é captada no rio Camboriú. Com a estiagem a captação ficou comprometida. Algumas soluções já foram apresentadas como o projeto do Parque Inundável – uma área construída em Camboriú com bacia de detenção água.
O outro tema em discussão foi saneamento básico. O Município já tem o projeto de esgotamento sanitário. A empresa Águas de Camboriú, responsável pelo serviço na cidade, apresentou a proposta de implantar uma rede coletora. No simpósio, foi discutido o tratamento desse esgoto. Foi apresentada uma proposta de tratá-lo em Balneário Camboriú, onde já existe uma estação de tratamento.
“Foi muito importante discutir esses dois temas, que são relevantes para as duas cidades. Unir poder público, sociedade civil, entidades e universidade foi de suma importância. Pois estamos tendo a oportunidade de ouvir a demanda trazida pela sociedade e aproveitar a experiência e conhecimentos de profissionais qualificados”, comenta a presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), Liara Rotta Padilha Schetinger. “Ouvimos opiniões de técnicos e saímos do achismo. Com isso, o Poder Executivo tem respaldo na tomada de decisões”.
Será criado um grupo de trabalho para a discussão das propostas, visando encaminhamento em conjunto com os dois municípios. “Estamos num momento de partir para ação. Temos bons projetos. Precisamos executá-los e resolver definitivamente os problemas identificados pelo poder público e os trazidos pela comunidade”, declara o prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen.
O evento ofereceu ainda seis oficinas temáticas para qualificar a população sobre temas ligados à gestão da água.
Fotos: Divulgação
Publicidade