Site faz previsão aproximada de vacinação; veja a sua

O ritmo de vacinação contra à Covid-19 no Brasil ainda é lento. Para amenizar a ansiedade dos brasileiro em saber quando poderão, finalmente, ser vacinados, um grupo de voluntários criou um site que utiliza dados oficiais para calcular uma estimativa de quando você será imunizado contra o coronavírus.

Quando vou ser vacinado? Site faz cálculo específico para brasileiros – Foto: Reprodução/ND
Quando vou ser vacinado? Site faz cálculo específico para brasileiros – Foto: Reprodução/ND

O site se chama Quando vou ser vacinado e está no ar desde quinta-feira (8). A ferramenta utiliza informações coletadas diariamente sobre a pandemia para fornecer estimativas sobre a imunização.

De acordo com os responsáveis pelo site, as previsões são feitas com base nos últimos sete dias de vacinação de cada estado. Ou seja, a estimativa muda diariamente e a vacinação pode demorar mais que o esperado, já que o cálculo não considera fatores como o andamento da imunização em cada município.

“As previsões podem mudar diariamente e estão suscetíveis a mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades. Informe-se nos sites dos governos e com notícias de portais confiáveis”, adverte a página antes de iniciar os cálculos.

Ao informar a idade e o estado onde mora, o usuário é conduzido à página do resultado. Caso esteja incluído nos grupos prioritários do PNI (Plano Nacional de Imunização), deve clicar na opção indicada. O site é gratuito.

Quer ter uma previsão de quando você pode ser vacinado? Clique aqui.

Junto ao resultado, é fornecido também um panorama do seu estado: quantos habitantes fazem parte dos grupos prioritários, quantas doses (primeira e segunda) já foram aplicadas até o momento, o percentual da população que já foi imunizada e a média diária de vacinas.

No site, os criadores deixaram um perfil no Twitter, @altendorfme, para “Dúvidas, opiniões ou ajustes no cálculo de previsão”. Renan Altendorf fez uma thread explicando como funciona a plataforma. Veja:

https://twitter.com/altendorfme/status/1380296403071680515