Tampas de ferro da Emasa foram encontradas em Ilhota, Tijucas e Guaramirim

O ministério Público abriu um procedimento de “notícia de fato” para apurar uma possível fraude envolvendo tampas de ferro fundido da empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), de Balneário Camindo parar em loteamentos de construtoras em Ilhota, Tijucas e Guaramirim.

O MP diz que recebeu denúncia através de fotos e vídeos mostrando loteamentos e condomínios residenciais privados, que não pertencem ao município, usando as tampas características da  autarquia. O caso está sendo investigado pelo promotor Jean Michel Forest, da Moralidade Administrativa.

As tampas teriam sido compras pela Emasa num processo licitatório, na modalidade de pregão, por poucos mais de R$ 1000 cada uma. O processo foi em julho de 2017.

O MP pediu à Emasa uma relação com os locais onde foram instaladas as tampas compradas no Pregão Presencial n. 28/2017.

As tampas são de lajes de poços de visita, caixas de inspeção, terminais de limpeza de esgoto e registros de manobra de água, para os sistemas de água e esgoto de BC.

O promotor deu prazo de 15 dias para o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber Rocha, se manifestar sobre o fato de as tampas da Emasa estarem sendo usadas em redes de serviços subterrâneos em loteamentos e condomínios residenciais privados de outros municípios. 

Emasa tá investigando

A Emasa foi notificada ontem pelo ministério Público. “Porém, já havia chegado à direção da Emasa uma denúncia semelhante e depois das primeiras diligências, no dia 14 de agosto de 2020, foi aberto um processo administrativo para apurar a denúncia”, explica a nota oficial da autarquia.

Segundo a Emasa, as informações iniciais são de que as tampas foram compradas por uma empresa privada. Mas, como consta o nome da autarquia, além da apuração interna, o departamento jurídico da Emasa também fez uma comunicação formal ao MP sobre o caso. A Emasa adiantou que não vendou as tampas da autarquia pra ninguém e não sabe como elas foram parar nos loteamentos.

Por Diarinho

Comente Abaixo