TCE aponta irregularidades em radares de sete cidades de SC

Publicidade

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) apontou irregularidades em radares eletrônicos do estado. Conforme o órgão, alguns equipamentos foram instalados em locais onde não havia necessidade em ao menos sete cidades catarinenses, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina.

O TCE identificou que lombadas eletrônicas instaladas em Concórdia, Joaçaba, Itajaí, São Miguel do Oeste, Ituporanga, Joinville e Jaraguá do Sul foram colocadas em locais sem um estudo sobre o número de acidentes, o fluxo de veículos e o número de vítimas.

Os dados, conforme o Tribunal, ajudam a definir onde são instalados os equipamentos para redução da velocidade. Outra irregularidade identificada pelo órgão, é que não eram feitos estudos técnicos periódicos, para medir a eficácia dos radares na redução de acidentes. Além disso, não era comprovada a aplicação dos recursos arrecadados com as multas para melhorar o sistema.

Publicidade

Os auditores acreditam que muitos motoristas podem ter sido multados por radares instalados de forma irregular. Em Joaçaba, a prefeitura informou que todas as lombadas foram retiradas no início de 2017.

Segundo o TCE, as prefeituras terão a oportunidade de se manifestar a respeito dos apontamentos feitos nos relatórios preliminares. Após o encaminhamento das alegações de defesa, a área técnica elaborará novos relatórios. Os processos serão submetidos à apreciação do Ministério Público de Contas.

Publicidade