Temperaturas despencam a partir desta sexta(09) em Santa Catarina.

Depois de um longo período de chuva em Santa Catarina, chegou a vez do frio. Com a chegada de uma massa de ar polar, a Defesa Civil estadual alerta para o frio intenso que deve ficar no Estado até segunda-feira. Com isso, há chance de neve, geada, sincelo e os termômetros devem cair para 0°C em algumas regiões, como Serra, Meio-Oeste e Planalto Norte.

A expectativa é de neve entre as 5h e as 13h desta sexta-feira nas áreas altas da região serrana e até em pontos elevados do Meio-Oeste. Se as previsões se confirmarem, será a primeira ocorrência de neve em 2017. A última vez que o Estado presenciou o fenômeno foi no dia 21 de agosto de 2016, em Urubici, São Joaquim, Urupema e outros pontos isolados da Serra.

Já a geada é esperada entre sábado e segunda-feira nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí, região serrana de Florianópolis e áreas altas do Litoral Sul.

:: Confira a previsão para Santa Catarina nos próximos dias:

Sexta-feira (09/06): 
Tempo: Variação de nuvens em todas as regiões. Condição para chuva fraca pela manhã e início da tarde no Planalto e Litoral Sul. Chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul no fim da manhã e início da tarde.
Temperatura: baixa no decorrer do dia em todas as regiões.
Vento: sudoeste, moderado.

Sábado (10/06): 
Tempo: tempo firme com predomínio de sol em SC.
Temperatura: baixa em todas as regiões, abaixo de 0°C nas áreas altas do Estado, com condição de geada.
Vento: sudoeste a norte, fraco.

Domingo (11/06): 
Tempo: tempo firme com sol em SC.
Temperatura: baixa em todas as regiões, abaixo de 0ºC em cidades do Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste com condição de geada ampla.
Vento: norte, fraco.

Segunda-feira (12/06): 
Tempo: Segue seco, com sol e pouca nebulosidade.
Temperatura: Permanece baixa no início do dia e à noite em todas as regiões, ainda com condição para geada no Planalto.
Vento: norte a nordeste, fraco.

Tendência de 13 a 22 de junho:

O tempo segue seco na maior parte deste período. Indicativo de chuva para os dias 18 e 22. A temperatura sobe gradativamente no decorrer do período, permanecendo amena.

Fonte: Epagri/Ciram

:: Extremos do frio

Neve: previsão apenas na sexta-feira. No fim de semana não há condições para esse fenômeno

Sincelo: o fenômeno que ocorre quando o nevoeiro congela deve ser registrado no sábado ao amanhecer, no Morro das Torres em Urupema.

Geada: possibilidade no sábado em algumas áreas do Oeste e Planalto Norte. No domingo, chance em boa parte de SC. Na segunda, deve ter geada no Planalto.

:: Defesa Civil alerta para os seguintes cuidados:

População em situação de rua: devem ser recolhidas em abrigos, em condições de recebê-las com dignidade, especialmente no período noturno.

Agricultura e pecuária: medidas preventivas devem ser providenciadas com auxílio da EPAGRI / CIDASC .

Atenção especial com enfermos, crianças e idosos, que devem ser protegidos em locais aquecidos.

Abrigar animais domésticos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, para prevenir as doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Fonte: Diário Catarinense