Temporal deixa casas sem energia elétrica e provoca estragos em SC

Publicidade

As fortes chuvas voltaram a atingir Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (21). Foram registrados destelhamentos e quedas de árvores, e falta de energia em milhares de unidades consumidoras. Por volta das 18h25, eram 240 mil locais sem luz no estado, a maior parte deles na Grande Florianópolis, Norte e Alto Vale do Itajaí, conforme as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Os temporais provocaram lançamento de objetos e vegetações sobre a rede elétrica, o que resultou em rompimento de cabos, derrubada de postes e abertura de alimentadores na rede de baixa e média tensão. A empresa disse que 241 equipes de emergência estão em campo para restabelecer a energia.

Ainda segundo a Celesc, os temporais de grande intensidade ocorridos durante toda a semana são atípicos, sendo que situação semelhante não foi registrada no estado nos últimos 20 anos.

Publicidade
Árvore caída no Parque da Luz, no Centro de Florianópolis. — Foto: Celesc Árvore caída no Parque da Luz, no Centro de Florianópolis. — Foto: Celesc

Florianópolis

A forte chuva com vento por volta das 17h deixou milhares de unidades consumidoras sem energia. Até as 17h25, eram 56 mil. Um dos locais sem luz é a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Norte da Ilha. Conforme a Defesa Civil, pelo menos 50 imóveis foram destelhados.

As áreas mais afetadas são Canasvieiras, onde o teto de um posto de combustíveis desabou, Centro, Jurerê e Ingleses.

Foram registradas quedas de granizo em bairros tanto da região continental quanto da Ilha de Santa Catarina. Um muro na Avenida Ivo Silveira cedeu.

Ilhota

Em Ilhota, no Vale do Itajaí, 4,5 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica e houve quedas de árvores. Não há feridos até o momento.

Monte Carlo

Um vendaval atingiu a cidade por volta das 14h30, informou a Defesa Civil. Casas foram destelhadas e ainda é feito o levantamento dos estragos. Pelo menos 19 residências foram afetadas.

Blumenau

Conforme o Corpo de Bombeiros, houve pelo menos oito chamados para averiguação e corte de árvore que interromperam vias ou que caíram sobre casas. Dessas ocorrências, três já foram atendidas, duas estão em atendimento e outras três aguardam a chegada das viaturas.

Frei Rogério

Na cidade do Oeste catarinense, o vendaval ocorreu por volta das 15h40. Também houve destelhamento de pelo menos três casas. Os danos ainda são contabilizados pelo município.

Publicidade