Teve o hidrômetro furtado? Saiba o que deve fazer

Pode parecer estranho, mas o hidrômetro – equipamento que mede o consumo de água nos imóveis – também pode ser alvo de furto e sem dúvida não é uma experiência agradável. Por isso, saiba o que deve fazer caso seja vítima de furto do hidrômetro no “Serviço EMASA”.

Mesmo que a caixa padrão exigida para a ligação de água, apresente mais segurança para o hidrômetro, ainda ocorrem atos de vandalismo. Em 2019, foram registrados 27 furtos de hidrômetro na Emasa. Para não ficar no prejuízo, ao constatar o furto o consumidor deve registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) junto à Delegacia de Polícia, constando o endereço do imóvel e preferencialmente, o número da matrícula impresso na própria fatura de água.

Para solicitar a instalação de um novo hidrômetro sem custos ao consumidor (desde que não seja reincidente), o B.O deve ser apresentado no prazo de 48 horas no balcão de atendimento da Emasa, localizado na 4ª Avenida, 250, Centro. Caso não apresente este documento, o usuário precisa pagar uma taxa no valor de R$ 123,99 para a reinstalação do hidrômetro.

Por esse motivo, o gerente Financeiro e Comercial da Emasa, Leonel Seara Neto, destaca a importância de instalar a caixa padrão para nova ligação de água, desenvolvida com material resistente que garante mais segurança do medidor, protegendo contra vandalismo, furto e deterioração do hidrômetro. “Facilita também para identificar vazamentos ou fugas não-visíveis através do hidrômetro e reduz o índice de fraudes e violações, como o furto de água”, completa Leonel.

Vale lembrar que cada hidrômetro tem um número de identificação, que corresponde à matrícula do imóvel e não pode ser utilizado em outra residência. Caso seja identificado um estabelecimento que estiver em posse desses equipamentos, poderá responder por receptação de material furtado.

Dúvidas, informações e reclamações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA – Whatsapp comercial: (47) 3261-0000; ou e-mail: [email protected]

Comente Abaixo