Turismo: Janeiro tem crescimento de visitantes em Balneário Camboriú

Apesar da pandemia, os números mostram uma retomada do turismo em Balneário Camboriú e uma tendência de alta. Em janeiro de 2022, 453.878 visitantes estiveram na cidade, contingente quase três vezes maior que o de habitantes. O quantitativo é 29,9% superior ao de janeiro de 2021, quando a vacinação contra a Covid-19 estava iniciando no país. Os números são calculados com base na coleta de resíduos sólidos.

A retomada do turismo é gradual, assim como nos demais destinos do mundo. No início deste ano, a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou que o desempenho global do setor em 2021 teve uma alta de 4%, em comparação com 2020.

Ao contrário de temporadas de verão anteriores, quando a Argentina era o país que mais enviava turistas a Balneário Camboriú, é do Paraguai o maior contingente de estrangeiros vindos com ônibus em 2022. Desembarcaram em janeiro de veículos de excursão 4.589 paraguaios e 521 argentinos, segundo levantamento do Portal de Informações Turísticas (PIT), onde os ônibus recebem um selo de identificação. Mas a predominância foi de brasileiros mesmo. O turismo doméstico teve um crescimento de 269% (3.416 passageiros brasileiros em janeiro 2021 e 12.624 em janeiro de 2022), conforme dados do PIT.

No primeiro mês de 2022, a rede hoteleira registrou uma ocupação média de 84,96%, bem superior à registrada no mesmo período anterior, que foi de 46%, de acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol). Atrações turísticas de Balneário Camboriú também tiveram crescimento de público. No Cristo Luz, o aumento foi de 107%. O incremento ocorreu em outros atrativos, como o Parque Unipraias (51%), FG Big Wheel (19,92%) e Oceanic Aquarium (14%), conforme levantamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do Município. No comércio, o Sindilojas aponta expansão de 73%, com destaque para as três primeiras semanas de janeiro.

Os números, no entanto, são inferiores aos de janeiro de 2020, quando não havia pandemia. Naquele período, visitaram Balneário Camboriú 597.134 turistas (cálculo feito com base na coleta de lixo). Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Goes, é importante observar que ainda se vive uma pandemia, porém, o cenário se mostra favorável. “Estamos muito animados. Ainda sofremos os efeitos da pandemia, mas os números indicam uma retomada forte. A recuperação da faixa de areia da Praia Central, a consolidação dos atrativos da iniciativa privada e a entrada em funcionamento do Centro de Eventos em breve mostram que nos preparamos para o retorno e vamos colher os frutos logo adiante”, diz o secretário.

Publicidade