Uber começará a cadastrar motoristas na região

Publicidade

Saiba como cadastrar seu carro pra fazer o leva-e-traz de passageiros

Como todo mundo já esperava, finalmente a Uber, empresa que faz a intermediação das chamadas “caronas compartilhadas”, vai chegar por aqui. Através de recrutadores, a empresa está atrás de motoristas interessados em fazer parte do serviço na região da foz do Vale do Itajaí. A procura é por pessoas que morem entre Penha e Itapema, onde o aplicativo pra chamar o serviço será disponibilizado.
O cadastro é feito diretamente no site da empresa. O endereço é www.uber.com/a/join/. Quando a página abre aparece a sedutora frase “UBERDOST CONVIDOU VOCÊ PARA GANHAR DINHEIRO COM O SEU CARRO”.
Assim mesmo, toda em letras maiúsculas. Quem tiver dificuldades para fazer o cadastro ganha o suporte via Whatsapp de um recrutador, que além de buscar parceiros ajuda no registro.
Um recrutador que conversou com o DIARINHO garantiu que o cadastro é simples.
Segundo ele, é preciso, antes de mais nada, que o interessado tenha carteira de motorista “definitiva”. Quer dizer, quem ainda tem a CNH temporária, nem deve perder tempo. Se a carteira tiver a observação de atividade
remunerada “EAR”, emitida pelo Detran, ainda melhor.
A Uber deve chegar por aqui com o serviço Uber X, que é o mais básico e permite o uso de carros populares. “Um carro a partir de ano ou modelo 2008 ou mais novo, de quatro portas com ar condicionado. Pode ser próprio ou alugado”, explica o recrutador.
Depois disso, a empresa dá uma vasculhada no nome do interessado em virar parceiro. “É feita uma análise de segurança,
checagem de antecedências criminais, por exemplo. Aí a Uber aprova ou não o motorista”, diz o recrutador. Não há data divulgada pro serviço começar por aqui.
A promessa da Uber é que a renda do motorista chega a ser de R$ 250 por dia. A Uber faz a intermediação da tal da “carona
compartilhada”, recebe a grana do passageiro, fica com um percentual que costuma variar de 5% a 20% e deposita o restante na conta do motorista.
Por e-mail, o DIARINHO entrou em contato com a assessoria de comunicação da empresa no Brasil e enviou diversas perguntas. Também por e-mail, a assessoria retornou pedindo o telefone do jornal e não fez qualquer ligação. O DIARINHOU telefonou para o número deixado na mensagem, por volta das 17h30, e
ninguém atendeu.

Taxistas não querem motoristas atuando sem licença pra levar passageiros
O motorista Davi Damasceno assumiu anteontem a presidência do sindicato dos Taxistas de Balneário Camboriú e já sabe que vai ter um pepino pra descasar. Ele e os colegas de categoria, adianta, são contra a presença do povo da Uber na cidade.
Davi diz que pretende ir semana que vem em Joinville conversar taxistas e políticos para conhecer a legislação municipal que endurece as fiscalização da prefeitura pra cima de motoristas que levam passageiros sem licença oficial. “Eles tão ilegais”, diz, referindo-se aos motorista parceiros da Uber.
O dirigente sindical diz que também vai procurar o prefeito Fabrício Oliveira (PSB) e pedir que a mesma regra passe a valer em Balneário Camboriú.
A preocupação de Davi é com o que ele chama de disputa desleal com os motoristas de praça legalizados. “Se tu tiver trabalhando com táxi, tens que pagar alvará e as taxas. Agora, quando tu não paga nada e faz uma propaganda enganosa de preço, aí fico entristecido”, solta, referindo-se à atividade da Uber.
Luiz Carlos Lapa, presidente do sindicato dos taxistas de Itajaí, também torce o nariz ao saber que a Uber tá recrutando motoristas na região. “O sindicato dos Condutores Autônomos de Itajaí não é contra a Uber nem contra as pessoas que precisam do serviço. O que nós somos é contra as pessoas que, de forma ilegal, prestam o serviço de transporte de passageiros através da Uber”, discursa.
Lapa cita a Constituição Federal afirmando que tá claro que são os municípios quem concedem a autorização para o transporte urbano de passageiros. Por isso, argumenta, quem não tem licença da prefeitura para o leva-e-traz de pessoas, atua fora da lei.
Ao serem perguntados se farão algum tipo de protesto ou pressão pra cima dos motoristas da Uber, eles somente disseram que esperam que o transporte de passageiros seja feito dentro da lei.

(Por Diarinho)

Publicidade
Publicidade