Última semana para se vacinar contra gripe Influenza em Itajaí

Campanha segue até sexta-feira (26) em todas as unidades básicas de saúde do município

Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários têm até sexta-feira (26) para se vacinar contra gripe Influenza. Quem ainda não fez a imunização deve procurar uma das 28 unidades básicas de saúde do município para fazer a vacina gratuitamente. A meta do município é imunizar 57.322 pessoas, mas até a última sexta-feira (19) tinham sido aplicadas 33.129 doses, o que corresponde a 57,8% do público-alvo.

Podem se vacinar contra gripe idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos não transmissíveis, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das redes de ensino pública e privada, trabalhadores de saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Os grupos que mais preocupam a Secretaria de Saúde são as gestantes (46,4%), as crianças (58%), as puérperas (57,7%) e os professores (12,2%). “A vacina promove imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza, reduzindo complicações da doença, como pneumonia, sinusite, otite e desidratação. Por isso, é muito importante que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem a vacina”, pontua Sandra Ávila, diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí.

Em 2017, Itajaí já registrou oito casos de gripe por Influenza. No Estado, conforme o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), foram registrados 52 casos de gripe e oito mortes pelo vírus Influenza A (H3N2).

A vacina oferecida na rede pública é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B – considerados vírus com alto índice de mortalidade. Para fazer a vacina contra gripe é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e carteira de vacina.

Prevenção

A vacina é a melhor forma de prevenção contra gripe influenza. No entanto, algumas medidas também podem ser mantidas pela população para evitar a transmissão do vírus, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com superfícies que possam estar contaminadas.

Além disso, a população deve ficar atenta aos sintomas da gripe por Influenza: falta de ar, febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Aqueles que apresentarem alguns desses sintomas devem procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce ajuda a evitar a evolução para formas graves da doença, que pode levar a internação e até a morte.

_____________________________
Informações adicionais:
Secretaria da Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500