UPA 24hs das Nações abrirá para atendimento na próxima segunda (03)

Publicidade

Depois de anos de espera, a UPA 24hs do Bairro das Nações começará a funcionar na próxima segunda-feira, dia 03 de fevereiro.

A UPA 24 horas das Nações, será uma UPA Porte I, com capacidade para atender até 150 pacientes por dia. A equipe de profissionais que atenderão 24 horas na unidade contará com 2 médicos de clínica geral, 1 médico pediatra, 3 enfermeiros e 8 técnicos de enfermagem, por turno.

Além de radiologistas e farmacêuticos, a estrutura ainda contará com exames de raio-x, eletrocardiograma e laboratório 24 horas.

Publicidade

O custo mensal da unidade será de aproximadamente 900 mil reais. O repasse do Governo Federal para o custeio da UPA 24hs das Nações, será de 137 mil reais por mês. O restante será bancado pelo Fundo Municipal de Saúde.

A inauguração oficial será também no dia 03, em horário a ser definido.
A UPA 24 horas está localizada na Rua Israel, Bairro das Nações.

Atrasos

A UPA das Nações teve sua construção iniciada em 2013, ainda na gestão de Edson Renato Dias. A obra teve um atraso de pelo menos 3 anos e foi alvo de duras críticas da comunidade que tem que atravessar a cidade para ter atendimento médico de urgência e emergência.

A construção, custeada pelo governo federal, apresentou diversas irregularidades constatadas pela vigilância sanitária estadual ainda na sua construção, o que impediu sua abertura ainda em 2016. Após diversas tentativas frustradas de aprovar o projeto como estava, a prefeitura teve que reformar toda a unidade antes mesmo do seu funcionamento, para se adequar as exigências do Ministério da Saúde, que custaram aos cofres públicos quase R$ 2 milhões, além do que já havia sido gasto na construção.

O prédio da UPA 24hs, antes da reforma feita para a entrega oficial, não atendia os requisitos básicos exigidos pelo Ministério da Saúde, como por exemplo, uma sala de inalação e rede de gases medicinais. As mudanças que houveram no projeto durante sua execução, estão sendo são alvo de investigação no Ministério Público Federal, por envolver recursos da União.

Toda a história da UPA das Nações, os erros na execução e as negligências que atrasaram em anos a sua entrega, serão mostradas em matéria especial do Portal Visse nos próximos dias.

 

Publicidade