Neste mês de dezembro, 16 municípios catarinenses vão receber vacinação contra a febre amarela, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). A meta é imunizar, até fevereiro de 2019, todos os moradores do estado que nunca receberam a vacina e que tenham idades entre 9 meses e 59 anos.
As doses serão disponibilizadas em:
- Itajaí
- Balneário Camboriú
- Bombinhas
- Camboriú
- Itapema
- Navegantes
- Porto Belo
- Angelina
- Antônio Carlos
- Biguaçu
- Canelinha
- Leoberto Leal
- Major Gercino
- Nova Trento
- São João Batista
- Tijucas
No estado, até o final de agosto, somente moradores de 162 municípios, sendo a maioria no Oeste, eram obrigados a se imunizar contra a doença, porque faziam parte da Área de Recomendação de Vacinação (ACRV) contra a febre amarela. Depois, o Ministério da Saúde decidiu estender a todas as cidades catarinenses.
Ainda está prevista vacinação nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 em outros municípios. O calendário pode ser conferido no site da Dive-SC.
A doença
A febre amarela não é contagiosa e só pode ser contraída pela picada de um mosquito infectado pelo vírus. A enfermidade pode durar pouco tempo ou evoluir de forma grave, podendo levar à morte.
Qualquer pessoa que não tenha sido vacinada que more ou visite áreas onde há transmissão da doença pode contrair a febre amarela.
Sintomas da febre amarela — Foto: Divulgação/Ministério da Saúde