Vacinação contra o sarampo tem nova fase a partir desta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (10), e segue até o dia 13 de março, uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. A recomendação do Ministério da Saúde era de que fossem vacinadas pessoas com idade entre 5 e 19 anos. No entanto, Santa Catarina optou por ampliar a faixa etária e vacinar pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos de idade. O Dia D será no dia 15 de fevereiro.

Em Balneário Camboriú, a campanha de intensificação contra o sarampo para o pré-carnaval. A ação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, além da Unidade de Apoio da Temporada, na Avenida Atlântica, e segue até o dia 13 de março. As doses das vacinas serão aplicadas das 8h às 17h, nas UBS’s.

No sábado (15), ocorrerá o Dia “D” da campanha, em todas as Unidades de Saúde. As vacinações serão realizadas das 8h às 17h.

A vacina

Para se vacinar é simples: basta levar a caderneta de vacinação para avaliação em qualquer uma destas unidades, independentemente de ser o seu bairro ou não e, se necessário, já receber a dose. Se você não tem a caderneta de vacinação, não tem problema. Você receberá a dose indicada a sua faixa etária e uma nova caderneta ou comprovação de vacinação.

Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar as doses desta forma:

  • – 6 meses de vida: dose zero
  • – 1 ano de idade: primeira dose
  • – 1 ano e 3 meses: segunda dose
  • – até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses
  • – de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose

O que é o sarampo e quais os primeiros sintomas?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Sua transmissão se dá de forma direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, respirar e falar.

Os primeiros sintomas são febre alta, com duração de quatro a sete dias, e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular) – que começam no rosto e atrás das orelhas, e depois, se espalham pelo corpo.

Geralmente, aparecem entre 10 e 12 dias após o contato com o vírus e podem vir acompanhados de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal.

Comente Abaixo