VÍDEO: Helicóptero de BC tenta pousar em píer de pousada e quase se acidenta

As imagens acima foram gravadas por testemunhas que viram a perigosa tentativa de pouso do helicóptero com o logo da Havan, no pier de uma pousada em Porto Belo.

A aeronave tentou pousar duas vezes no pequeno píer. Na primeira, uma pessoa chega até abrir a porta, mas o piloto desiste de continuar na posição e o helicóptero decola novamente.

Na segunda tentativa, a aeronave vem pelo outro lado do píer e novamente pousa, mas, com o trem de pouso muito para fora da estrutura, o helicóptero começa a inclinar para trás, com o rotor de cauda chegando próximo da água.

Por sorte o piloto percebeu a tempo a inclinação da aeronave e conseguiu corrigir, decolando novamente. No momento que o helicóptero chega bem perto de encostar a cauda na água, é possível ver uma pessoa colocando a mão na cabeça e esperando pelo pior.

A pousada fica localizada em Porto Belo, próximo a praia do Caixa D’Aço, e o helicóptero estaria fazendo uma entrega ao dono da mesma, pois seriam amigos. O proprietário da Pousada é o ex-vereador de Balneário Camboriú, Dão Koeddermann. Pessoas ouvidas pelo AEROIN apontaram que o helicóptero em questão é o PT-HPL, de uma empresa de venda e aluguéis de barcos da região.

O piloto, José Viana, e a aeronave já foram notícia recentemente quando, sem autorização da ANAC, realizou um show pirotécnico disparando foguetes da própria aeronave na orla de Balneário Camboriú. Na época, após investigações da ANAC, a aeronave chegou a ser interditada.

Em nota sobre a ocorrência, a Havan “esclarece que este helicóptero não faz parte da nossa frota de aeronaves. É um helicóptero que usa um heliponto em um terreno de nossa propriedade e, em troca disso, estampa a logo da empresa, como forma de publicidade. A Havan possui três helicópteros a serviço da empresa e que operam sempre com a maior segurança.”