Vídeos mostram aglomeração na reabertura da Shed em BC

Vídeos publicados nas redes sociais mostram clientes desrespeitando as medidas de segurança epidemiológica em um restaurante de Balneário Camboriú, na noite da última sexta-feira (9). Localizado na região do Rio Itajaí-Açu, o município voltou para a classificação grave de risco potencial para a Covid-19.

A noite era de reinauguração do “restaurante” Shed Club, na Avenida Atlântica. Até então o estabelecimento era categorizado como casa noturna, mas passou a incluir a atividade de restaurante em seu alvará, conforme explicou a Guarda Municipal de Balneário Camboriú.

Nas imagens, clientes aparecem sem máscara e desrespeitando o distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metro. Nos camarotes, localizados na parte superior e onde ficam algumas mesas, poucas pessoas estavam sentadas, enquanto o restante permanecia em pé e sem máscara. Em outra gravação é possível ver mais pessoas aglomeradas, novamente, sem máscara, em frente um palco onde estava o DJ.

A reportagem do ND+ entrou em contato com um dos sócios do restaurante, Felipe Von Borstel, que afirmou que a casa está respeitando todas as medidas de prevenção impostas pelos órgãos fiscalizadores.

Postagens nas redes sociais do estabelecimento destacam que todas as reservas foram preenchidas para a noite.

Segundo Borstel, normalmente a casa tem permissão para receber até 1.500 pessoas. No entanto, por estar “operando com capacidade limitada”, conforme publicação nas redes, o local abriu para o atendimento de 400 clientes.

Após o primeiro contato com a reportagem, Borstel informou que não irá se pronunciar novamente sobre o assunto.

Fiscalização

Segundo a Guarda Municipal de Balneário Camboriú, cada estabelecimento fica responsável por fiscalizar e manter todos os cuidados, como medição da temperatura, uso de máscaras e distanciamento social de funcionários e clientes. Além disso, afirmou que não há registro de denúncias entre esta sexta-feira (9) e sábado (10).

A população pode realizar denúncias pelo contato da Guarda Municipal (153) ou para a Polícia Militar (190).

Região classificada em risco grave de contágio

Segundo o mapa de Avaliação de Risco Potencial para a Covid-19, usado pela Secretaria de Estado da Saúde para monitorar a situação do novo coronavírus em Santa Catarina, a região do Foz do Itajaí passou de risco alto para grave na última quarta-feira (7).

O Estado registrou 1.534 novos casos da Covid-19, na última sexta-feira (9). Sendo assim, contabiliza 225.637 casos desde o início da pandemia, em março.

Ainda conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, uma morte foi registrada no mesmo período, agora contabilizando 2.893 mortes por conta da Covid-19.

Confira os vídeos reproduzidos nas redes sociais:

Comente Abaixo