Vídeos publicados nas redes sociais mostram clientes desrespeitando as medidas de segurança epidemiológica em um restaurante de Balneário Camboriú, na noite da última sexta-feira (9). Localizado na região do Rio Itajaí-Açu, o município voltou para a classificação grave de risco potencial para a Covid-19.
A noite era de reinauguração do “restaurante” Shed Club, na Avenida Atlântica. Até então o estabelecimento era categorizado como casa noturna, mas passou a incluir a atividade de restaurante em seu alvará, conforme explicou a Guarda Municipal de Balneário Camboriú.
Nas imagens, clientes aparecem sem máscara e desrespeitando o distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metro. Nos camarotes, localizados na parte superior e onde ficam algumas mesas, poucas pessoas estavam sentadas, enquanto o restante permanecia em pé e sem máscara. Em outra gravação é possível ver mais pessoas aglomeradas, novamente, sem máscara, em frente um palco onde estava o DJ.
A reportagem do ND+ entrou em contato com um dos sócios do restaurante, Felipe Von Borstel, que afirmou que a casa está respeitando todas as medidas de prevenção impostas pelos órgãos fiscalizadores.
Postagens nas redes sociais do estabelecimento destacam que todas as reservas foram preenchidas para a noite.
Segundo Borstel, normalmente a casa tem permissão para receber até 1.500 pessoas. No entanto, por estar “operando com capacidade limitada”, conforme publicação nas redes, o local abriu para o atendimento de 400 clientes.
Após o primeiro contato com a reportagem, Borstel informou que não irá se pronunciar novamente sobre o assunto.
Fiscalização
Segundo a Guarda Municipal de Balneário Camboriú, cada estabelecimento fica responsável por fiscalizar e manter todos os cuidados, como medição da temperatura, uso de máscaras e distanciamento social de funcionários e clientes. Além disso, afirmou que não há registro de denúncias entre esta sexta-feira (9) e sábado (10).
A população pode realizar denúncias pelo contato da Guarda Municipal (153) ou para a Polícia Militar (190).
Região classificada em risco grave de contágio
Segundo o mapa de Avaliação de Risco Potencial para a Covid-19, usado pela Secretaria de Estado da Saúde para monitorar a situação do novo coronavírus em Santa Catarina, a região do Foz do Itajaí passou de risco alto para grave na última quarta-feira (7).
O Estado registrou 1.534 novos casos da Covid-19, na última sexta-feira (9). Sendo assim, contabiliza 225.637 casos desde o início da pandemia, em março.
Ainda conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, uma morte foi registrada no mesmo período, agora contabilizando 2.893 mortes por conta da Covid-19.
Confira os vídeos reproduzidos nas redes sociais: