Volkswagen suspende produção em duas unidades por falta de insumos

© Andy Rain/EPA/Agência Lusa

Por falta de insumos, a Volkswagen suspendeu a produção nas fábricas de Taubaté (SP) e de São José dos Pinhais (PR). A paralisação, de acordo com a empresa, vai durar 10 dias, e começa a partir de segunda-feira (7).A paralisação, informou a Volkswagen, foi provocada pela falta de semicondutores, componentes responsáveis pela comunicação interna dos equipamentos eletrônicos nos veículos. A escassez é um problema mundial e ocorre desde o final do ano passado.

“Nos últimos meses, o time da Volkswagen do Brasil tem trabalhado intensamente e com sucesso, internamente e em parceria com a nossa matriz, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas no Brasil. Até hoje, as nossas unidades no país não foram afetadas em maior escala. Entretanto, com o agravamento do cenário e com base na situação atual, presumimos que o fornecimento de semicondutores continuará a ser limitado ao longo das próximas semanas”, disse a empresa, em nota.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), cerca de dois mil trabalhadores da fábrica serão colocados em férias coletivas na planta de Taubaté, que produz os veículos Gol e Voyage.

A empresa não informou quantas pessoas trabalham na fábrica de São José dos Pinhais, que produz os veículos Fox e T-Cross.

Por que faltam semicondutores para fazer carros?

O comportamento do consumidor durante a pandemia do novo coronavírus mudou um bocado. Com muitas pessoas tendo de trabalhar em esquema de home office, a procura por celulares e notebooks aumentou consideravelmente. Enquanto isso, a busca por veículos foi na contramão.

“Existe uma indústria de base que produz e tem que decidir se envia para o cliente A ou para o B. Como o elemento chip mais básico é o mesmo, você começa a direcionar a produção. A demanda de telecomunicações aumentou ao mesmo tempo que o da indústria automotiva caiu. A partir daí começou um efeito cascata, pois você passou a ter o risco da imprevisibilidade no setor automotivo e a certeza de demanda no setor de tele. Como a matéria-prima é a mesma, chegamos a esse impasse”, explica Camilo Adas, presidente da Sociedade da Mobilidade Brasileira (SAE BRASIL).

O que são os semicondutores?

São materiais considerados essenciais para a produção de chips. Usados em circuitos eletrônicos, são capazes de conduzir corrente. A maioria dos semicondutores são cristais feitos, mais comumente, de silício.

Como eles funcionam?

Os elétrons de um átomo são organizados em camadas. Os elétrons na camada mais externa, a camada de valência, formam ligações com os átomos vizinhos. Isso, se você se lembrar daquela aula de Física do colégio, se chama ligação covalente. Enquanto boa parte dos condutores têm um elétron na camada de valência, os semicondutores têm quatro.

Agência EBC